Maior prova do mundo de todo-o-terreno terá pela primeira vez duas pilotos sauditas em competição. Comitiva portuguesa conta com 21 participantes.
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Areia - mais do que alguém possa imaginar -, um total de 8177 quilómetros (4258 deles cronometrados), quase 300 participantes e perigo em dose máxima. A 44.ª edição da maior prova de todo-o-terreno do mundo, que é o mesmo que resumir a frase a "Dakar", arrancou hoje (transmissão no Eurosport) e disputa-se até 14 de janeiro e, desta vez, com uma luta comum: a dos direitos das mulheres.
Pela primeira vez em toda a história, duas mulheres piloto sauditas - na Arábia Saudita até 2018 as mulheres não podiam conduzir nas ruas - vão assumir o volante e acelerar rumo à igualdade de género. Ao JN, Elisabete Jacinto, primeira portuguesa a enfrentar o mítico Paris-Dakar, afirmou que este é um passo dado na direção certa.
"O nosso mundo é um bocadinho estranho. Há coisas que não se justificam e ainda existem. Espero que a inclusão das mulheres sauditas em prova seja um passo sólido em direção à plena igualdade de género. Ainda estamos muito atrasados nesse aspeto". Além da presença de Dania Ugail e Mashaal al Obaidan, esta edição vai contar com mais duas mulheres que querem quebrar estereótipos no rali mais difícil do mundo: as espanholas Merce Marti e Margot Llobera estreiam-se como a primeira dupla feminina de sempre.
"Comecei a competir em 1992 e pensei que o meu exemplo poderia servir para atrair mais mulheres. Daí até agora pouco ou nada mudou. Na nossa cultura ainda se educa muitos os filhos como os avós e bisavós faziam. É crucial que se dê as mesmas oportunidades às mulheres. Sem censurar, restringir ou criticar as opções que tomam", revelou Elisabete Jacinto.
A enfrentar a nova rota que tem mais de oito mil quilómetros de terreno perigoso vão estar 21 portugueses.
Na edição de 2022, Rui Gonçalves, Bianchi Prata, António Maio, Joaquim Rodrigues Jr., Mário Patrão, Alexandre Azinhais, Arcélio Couto e Paulo Oliveira serão os representantes lusos nas motos, Felipe Palmeiro, Paulo Fiúza e a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa nos automóveis, Rui Carneiro/Filipe Serra e Mário Franco/Rui Franco nos veículos ligeiros, outros quatro, Luís Portela de Morais/David Megre e Rui Oliveira/Fausto Mota em SSV e, por fim, José Martins nos camiões.
Nesta edição, um dos objetivos assumidos será prevenir as altas velocidades e, para ajudar nesse sentido, o "roadbook" da prova será entregue apenas digitalmente. Resta saber quem será igualmente um prodígio a encontrar o caminho em tempo real.
Quanto à ação, essa, começa hoje, num prólogo de 19 quilómetros entre Jeddah e Ha"il. Seguem-se 12 etapas, com um dia de descanso em Riade, a 8 de Janeiro, antes da bandeira de xadrez abanar em Jeddah.