De Pinto da Costa a Florentino Pérez: o que dizem sobre Pepe no 40.º aniversário do "líder"
Figuras-chave do universo do futebol destacam qualidades de Pepe, a propósito do aniversário do jogador, que faz 40 anos este domingo.
Corpo do artigo
Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto
É um exemplo para todos
"É um dia importante na vida do Pepe, mas também na do F. C. Porto. Completar 40 anos em atividade plena, com a classe e a vontade que ele demonstra permanentemente, é um exemplo para todos. Para os atuais e para os vindouros. É uma felicidade para o F. C. Porto poder contar no plantel com um atleta com as características dele. Muitas felicidades, Pepe".
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid
Pepe sempre foi um exemplo de compromisso, luta, sacrifício e paixão
"As minhas felicitações para o Pepe pelo seu 40.º aniversário. Espero que tenha um dia muito feliz e a sua família também. Continua a ser um jogador extraordinário, com o mesmo entusiasmo e profissionalismo desde o primeiro dia. E foi isso o que o fez triunfar no nosso clube, convertendo-se num dos melhores defesas da história do Real Madrid. Pepe sempre foi um exemplo de compromisso, luta, sacrifício e paixão. Com a nossa camisola ganhou 14 títulos, entre eles três Champions. É uma das nossas grandes lendas e tem o meu carinho e de todos os madrilistas. Pepe sabe que o Real Madrid é a sua casa e desejamos-lhe sempre o melhor, assim como à sua família."
Ramón Calderón, ex-presidente do Real Madrid
Todo o rendimento que ele apresentou em campo superou o investimento
"Lembro-me que quando era presidente do Real Madrid e precisávamos de contratar um defesa central, Pedrag Mijatovic, o meu diretor desportivo, disse-me que havia um jogador do F. C. Porto que era o defesa ideal para a nossa equipa. Confesso que, na altura, não conhecia muito bem o Pepe e confiei naquela indicação. Quando contactámos o F. C. Porto e soubemos que queriam 30 milhões de euros, que foi quanto pagámos por ele, achei que era muito dinheiro. Mas depois, todo o rendimento que ele apresentou em campo, pelo Real Madrid, superou o investimento. Pepe é de uma entrega total e, como eu costumo dizer, é alguém que se empenha a 150% a todos os níveis. Era um jogador muito respeitado pelos colegas, admirado e acarinhado no balneário. Pessoalmente, tenho muito carinho e um encanto especial pelo jogador e pela pessoa que ele é. Estamos a falar de alguém extraordinário, que era como um filho, e que eu tive o prazer de ter conhecido e contratado para representar o Real Madrid".
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Ninguém o supera na fibra, na entrega, no empenho, no compromisso
"Conheço o Pepe há quase 20 anos e cada dia que passa mais admiro a sua dedicação e o seu profissionalismo. Esse é seguramente o segredo da sua longevidade. É sempre um prazer revê-lo na equipa de todos nós com a alegria e o entusiasmo de um jovem e sempre, sempre, com Portugal no coração. No campo, Pepe é um jogador admirado pelos seus. Ninguém o supera na fibra, na entrega, no empenho, no compromisso. A qualidade como jogador levou-o aos mais altos patamares do futebol, sagrando-se campeão europeu e vencedor da Liga das Nações em representação de Portugal. Ficará para a história como um dos melhores centrais do mundo. Fora do campo, Pepe é um senhor, um exemplo como homem, com princípios e valores inquebráveis, um elemento agregador, solidário, ponderado, sereno e feliz. Não sei quando é que deixará de jogar futebol - nem me atrevo a imaginar - pelo que me limito a continuar a desfrutar das suas qualidades como atleta e homem, esperando que por cada ano que passe ele se sinta cada vez mais jovem".
Fernando Santos, ex-selecionador nacional
Pepe é um ser humano extraordinário
"O Pepe é um jogador de futebol extraordinário, mas é, acima de tudo, um ser humano extraordinário. É o jogador que qualquer treinador gosta de ter no plantel não só pela sua qualidade e talento mas também pela sua capacidade de liderança, abnegação, espírito de equipa e inteligência. Como pessoa, só quem o conhece tem noção da boa pessoa que é, dos valores que tem e da forma como esses bons valores determinam as suas ações e comportamentos. Tenho uma grande admiração por ele, pelo seu percurso profissional e pelo seu percurso de vida. É um trabalhador incansável, dá tudo o que tem em prol do grupo, nunca desiste e está sempre pronto para ajudar quem precisa de apoio num ou noutro momento menos bom. É um dos bons amigos que fiz no futebol. Um campeão dos pés à cabeça e alguém a quem o futebol português muito deve. Nunca me esquecerei dos momentos que vivemos juntos e espero que continuemos a ter mais momentos de partilha no futuro. Parabéns, Pepe!".
Fikret Orman, ex-presidente do Besiktas
Depois de terminar a carreira Pepe terá sucesso em outros cargos
"Durante a minha presidência no Besiktas, tive a oportunidade de trabalhar com jogadores de diferentes culturas e patamares. Pepe foi um deles, um jogador conhecido pelo seu estilo competitivo em campo. Antes de vir para o Besiktas, apenas o conhecia por ser um defesa rápido, agressivo, forte fisicamente e muito determinado. No entanto, enquanto trabalhámos juntos, vi o quanto ele também era um jogador profissional fora do campo. Testemunhei de perto o seu respeito pela equipa do Besiktas, pelos outros jogadores e sobretudo pelo futebol. Acredito que depois de terminar a carreira, ele continuará no futebol com outros cargos e terá sucesso".
Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Pepe já entrou no panteão da imortalidade
"Pepe já entrou no panteão da imortalidade do Futebol Português e vê-lo a jogar, aos 40 anos, como se fosse um jovem acabado de chegar ao futebol sénior aumenta o estatuto de lenda e cimenta o legado que deixará enquanto jogador. Ver um atleta chegar aos 40 anos em atividade é sempre de enaltecer, mas ver esse atleta a competir com um rendimento tão elevado é algo de extraordinário. Pepe é mais do que um jogador. Foi, em tempos, um menino (como tantos outros meninos) que viu em Portugal e no nosso Futebol o palco de sonho. Aqui cresceu, aqui se fez profissional, aqui brilhou antes de rumar a outras paragens, escolhendo, ainda assim, defender as nossas cores e assumindo-se como um dos embaixadores do nosso Talento. Pepe podia ter encerrado a carreira em qualquer outra liga. Conquistara, com todo o mérito, esse direito. Mas escolheu regressar ao nosso País e ao Futebol Profissional, bem a tempo de voltar a enriquecer, com a sua entrega e qualidade, as nossas competições. Hoje continua a ser uma mais-valia para o Futebol Português. Em meu nome, e em nome da Liga Portugal, felicito Pepe pelo 40.º aniversário, por atingir uma marca tão singela ainda em atividade, e desejo que continue a representar o nosso Futebol e a ser um dos grandes embaixadores do nosso Talento".
Sérgio Oliveira, jogador e ex-capitão do F. C. Porto
É um vencedor nato, lutador e extremamente focado
"Pepe é a verdadeira definição de um líder, um companheiro e um amigo. Vi-o sempre como um exemplo a seguir. Aquele que nunca desiste, aquele que luta por todos e nos puxa para cima ainda com mais força e garra. É um vencedor nato, lutador e extremamente focado. Nunca desiste e não deixa que ninguém desista. É um atleta em toda a sua definição física e mental. Aprendi muito com ele e ainda hoje aplico essas lições no meu dia a dia profissional. 40 anos são meramente um número. Ele é uma força da natureza e um ídolo para todos nós"