A portuguesa Auriol Dongmo confirmou, esta quinta-feira, o favoritismo no lançamento do peso dos Europeus de pista coberta, em Torun, na Polónia, qualificando-se diretamente para a final de sexta-feira, com a quarta marca do apuramento.
Corpo do artigo
Quem também avança para a final é Mariana Machado, que beneficiou da desclassificação de duas atletas na segunda eliminatória dos 3000 metros para fechar a lista de finalistas, conseguindo mesmo um recorde pessoal.
A recordista portuguesa do peso conseguiu o seu apuramento ao segundo ensaio, com 18,55 metros, não necessitando de um terceiro lançamento para ser uma das sete que superaram a marca de 18,40. Para completar a lista de oito finalistas foi necessário repescar mais uma atleta.
Para a final de sexta-feira, marcada para as 18.06 horas, passam as duas grandes favoritas, ou seja, Dongmo e a alemã Chritina Schwanitz, que resolveu o apuramento e liderança ao primeiro ensaio, com 18,86 metros.
Mariana Machado, de 20 anos, já com um excelente palmarés em corta-mato, estreou-se a alto nível em pista coberta a superar as expectativas, com um recorde pessoal de 8.59,39 minutos e a final na corrida de 3000 metros.
A fundista do S. C. Braga chegou no oitavo lugar da sua corrida, sendo 14.ª no conjunto das duas realizadas, mas subiria dois lugares após duas adversárias serem desclassificadas, por terem pisado a linha interna da pista.
A portuguesa fecha assim o grupo de 12 corredoras que regressa à pista na sexta-feira, às 20 horas.
Os três portugueses que foram aos 1500 metros, todos bastante jovens, ficaram pelas eliminatórias, como era previsível face aos recordes pessoais.
Depois de uma primeira eliminatória sem lusos, competiram nas outras três, sucessivamente, Isaac Nader, Nuno Pereira e José Carlos Pinto. Tanto Nader como Nuno Pereira foram nonos, respetivamente com 3.44,15 e 3.42,38, enquanto que José Carlos Pinto gastou 3.56,44 para ser 12.º, todos longe da repescagem por tempos.