SAD portista confirma à CMVM que recebe 35 milhões de euros do Arsenal e paga 10% desse valor em serviços de intermediação. Encaixe é de 31,5 milhões.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do F. C. Porto oficializou esta terça-feira os valores que envolvem a transferência de Fábio Vieira para o Arsenal, poucas horas depois de o clube londrino ter anunciado a contratação do internacional português de sub-21.
"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 29º Q do Código dos Valores Mobiliários e na sequência do comunicado feito no passado dia 17 de junho, vem informar o mercado que está confirmada a transferência, para o Arsenal FC, do jogador Fábio Vieira por 40 milhões de euros, sendo que, destes, cinco milhões estão dependentes da concretização de objetivos desportivos", pode ler-se.
"Mais se informa que a FC Porto - Futebol, SAD terá encargos com serviços de intermediação de 10% do valor da venda, não havendo lugar a dedução de solidariedade", refere o documento. A percentagem refere-se aos 35 milhões já garantidos, equivalendo a 3,5 milhões de euros, que a SAD portista paga à Gestifute, de Jorge Mendes.
Contas feitas, os dragões encaixam 31,5 milhões de euros com a transferência do médio-ofensivo, de 22 anos, já que, sendo Fábio um jogador formado no Olival, o F. C. Porto não tem de pagar a outro clube pelo chamado mecanismo de solidariedade criado pela FIFA.