O marfinense Didier Drogba é o melhor goleador do século XXI, segundo dados da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, que atribui 100 golos ao futebolista desde 2001.
Corpo do artigo
Numa lista publicada esta terça-feira, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFHHS) realça que Drogba chegou à centena de golos num período em que representou os franceses do Marselha e os ingleses do Chelsea, clube do qual se desvinculou no final da época e assinou pelos chineses do Shenhua.
O avançado internacional da Costa do Marfim surge à frente do alemão Miroslav Klose (com 90 golos), que esteve no Euro 2012, e do holandês Ruud van Nistelrooy (87 golos), jogador já retirado da competição.
O melhor futebolista do Mundo para a FIFA, o argentino Lionel Messi, surge em sexto lugar, com 84 golos, enquanto o português Cristiano Ronaldo surge na nona posição, com um total de 76 golos entre Manchester United e Real Madrid.
A IFFHS define para a classificação os golos marcados desde 2001 nos jogos das seleções, nos Jogos Olímpicos, no Mundial de clubes, nos jogos das confederações (na UEFA é a Liga dos Campeões e Liga Europa) e nas Supertaças continentais.
Cristiano Ronaldo não é o único português, numa lista em que aparecem também Pauleta na 34.ª posição (55 golos), Simão Sabrosa na 72.ª (43 golos) e Liedson na 110.ª (36 golos).
O colombiano Falcao, ex-jogador do FC Porto e atualmente no Atlético Madrid, aparece no 33.º lugar (com 56 golos), e o argentino Javier Saviola, avançado do Benfica, no 64.º posto (46 golos).