O presidente da República, o primeiro-ministro, o ministro da Educação e o presidente do Benfica felicitaram Telma Monteiro pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.
Corpo do artigo
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou alegria pela conquista pela judoca Telma Monteiro da primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, esperando que seja o começo de outros sucessos.
"Deixem-me aproveitar a ocasião para dizer da alegria da primeira medalha olímpica portuguesa. Essa medalha olímpica de bronze, espero seja o começo de outros sucessos, já que este ocorre no começo das Olimpíadas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no Recife, no final de uma visita de seis dias ao Brasil.
Uma medalha que é um orgulho para todos os portugueses
O primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se com a medalha de bronze conquistada pela judoca portuguesa Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos Rio2016.
"Grande conquista para Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos Rio2016. Uma medalha que é um orgulho para todos os portugueses! Parabéns e obrigado", escreveu o chefe do governo, na sua conta na rede social Twitter.
O ministro da Educação assumiu que a medalha de bronze de Telma Monteiro, na categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos do Rio2016, lhe trouxe uma enorme alegria.
Um referente e exemplo para tantos dos nossos jovens
"[Vivi] com uma alegria enorme. Eu estava com o amigo José Garcia, chefe de Missão, em tensão verdadeiramente forte, mas acreditando na Telma, uma grande atleta que nos tem habituado, tanto em campeonatos da Europa como do mundo, a lugares cimeiros nos pódios. Assistimos a este combate com grande emoção e, depois no fim, com grande alegria", revelou Tiago Brandão Rodrigues.
O responsável pela tutela do Desporto, que em Londres2012 desempenhou o papel de adido da comitiva portuguesa aos Jogos, recordou que quatro anos depois voltou a celebrar uma medalha da missão portuguesa. "A Telma Monteiro, além de grande atleta, é uma pessoa que nos tem habituado não só desportivamente, mas socialmente, a um compromisso grande. Um referente e exemplo para tantos dos nossos jovens a dar aqui esta alegria aos portugueses", elogiou, destacando também o apoio do público brasileiro no combate de atribuição da medalha de bronze.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, felicitou Telma Monteiro pela medalha de bronze, considerando que é "um enorme orgulho" para os benfiquistas e uma demonstração do "espírito de superação" da judoca portuguesa.
Este Bronze deu muito trabalho e todo ele é mérito e espírito de conquista
"É um enorme orgulho para o Clube caminhar ao lado da atleta mais titulada do Judo português e saber o quanto merece, hoje, o sorriso olímpico", escreveu o responsável do Benfica, em mensagem publicada no sítio oficial do clube na Internet.
"Este Bronze deu muito trabalho e todo ele é mérito e espírito de conquista. Conhecemos bem o carácter da Telma, de forma muito particular há nove anos. E, tantas medalhas depois, esta verdadeira referência desportiva voltou a evidenciar espírito de superação física e psicológica, após há apenas alguns meses ter-se deparado com uma lesão que poderia colocar em perigo o seu sonho olímpico e o de todo o país", referiu o presidente do Benfica.