Centenas de atletas ganham "asas" na Escola de Ginástica de Gaia. Mais de 60 prémios em apenas sete anos
Corpo do artigo
Esta é a bonita história da Escola de Ginástica de Gaia (EGG). Sediada na zona industrial de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, a EGG atingiu em sete anos números impressionantes na família da ginástica nacional, fruto de um projeto ambicioso.
Com mais de 250 atletas e quase 60 prémios arrecadados em poucos anos, a EGG apresenta um projeto inovador numa das modalidades mais marcadas pelos preconceitos ligados ao passado. Prova do bom trabalho desenvolvido é o reconhecimento da Câmara Municipal que já distinguiu a instituição com "a medalha de mérito desportivo" e atribuiu, mais recentemente, "o estatuto de utilidade pública", algo que Raimundo Amorim, presidente da escola, interpreta como um "grande apoio".
Liliana Almeida, diretora técnica da EGG, faz um retrato de um "projeto inclusivo e disruptivo", já que o principal propósito "é levar a ginástica a todos os lares e torná-la acessível a todos, quebrando a ideia antiga de que somos uma modalidade elitista".
Outro pensamento que persiste em estar ligado à ginástica é a de ser uma modalidade vocacionada para o público feminino, algo que "os números comprovam, apenas pelo simples facto de ser um desporto sem bola", responde, entre risos, Raimundo Amorim, esclarecendo que também pode estar mais ligado ao facto de se tratar de um desporto com um alto nível de exigência e atender melhor às características de responsabilidade que "as meninas adquirem mais rapidamente que os meninos".
Os pais também contam
Onde há sucesso, há necessariamente planificação e estratégia, algo notório na forma como a EGG procura incluir os pais nas atividades dos filhos. Num armazém com todo o material necessário para a prática da modalidade, existe também um bar que "oferece atividades de culinária aos pais que têm que esperar pelo fim dos treinos dos filhos" e um Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) para que os mais novos nunca se esqueçam de fazer os trabalhos de casa. Como se tudo isto não fosse suficiente, a EGG tem também um ginásio disponível para os pais que queiram "dedicar aquele tempo morto à prática desportiva", explica Raimundo Amorim.