<p>O logótipo do Europeu de futebol de 2012 foi ontem, segunda-feira, apresentado, em Kiev. A criação do designer português Hélder Pombinho foi considerada uma "inspiração" para a Ucrânia e a Polónia. </p>
Corpo do artigo
Uma paleta de cores fortes, inspiradas na natureza, simboliza o esforço de dois países na organização conjunta do Campeonato da Europa de Futebol de 2012. O logótipo do evento, uma criação do designer português Hélder Pombinho, foi ontem apresentado ao Mundo, em Kiev, e encheu de esperança a Ucrânia e a Polónia, os dois países que receberão o próximo Europeu, numa escolha arriscada da União Europeia de Futebol (UEFA).
O "logo" do Euro 2012 foi elaborado pela equipa do designer português Hélder Pombinho, da Brandia Central, agência que, em Outubro, ganhou o concurso internacional para elaborar a identidade visual do campeonato. Assim, bem antes da possível qualificação da selecção das quinas para o Europeu, Portugal já está bem representado no evento.
Hélder Pombinho é um designer especializado em marketing e na mudança de imagem de marcas, que já tinha sido o responsável pela criação e implemetação da imagem do Euro 2004, que decorreu em Portugal. As mudanças de imagem da TMN, do Montepio e do Continente foram efectudas sob a sua responsabilidade.
O logótipo do Euro 2012 mostra uma bola entre duas tulipas, cada uma com as cores das bandeiras da Ucrânia (azul e amarela) e da Polónia (vermelha e branca). A figura parece mover-se, através de um efeito que simboliza a emoção e a paixão do jogador e do adepto de futebol.
Além das cores das bandeiras, também o verde (das florestas dos dois países), a cor púrpura e outros tons de azul e amarelo fazem parte do logótipo, que agradou muito aos altos responsáveis da UEFA. "São duas flores que crescem e espero que a Ucrânia e Polónia cresçam com elas ", disse Michel Platini, presidente do organismo. Também a maior figura do futebol ucraniano, Andriy Shevchenko, elogiou o logótipo, considerando-o "muito bonito e inspirador".
Com o logótipo foram também apresentados o lema e a animação de lançamento do Euro. "Criando Juntos a História" foi o lema escolhido, para dar força ao esforço conjunto que Ucrânia e Polónia estão a desenvolver para organizarem um evento credível.
A mesma linha de orientação surge na animação de lançamento - também da lavra da equipa de Hélder Pombinho -, um filme inspirado na "wycinanka", a arte de cortar papel, comum às zonas rurais da Ucrânia e da Polónia.