À segunda jornada da qualificação, a França já tem um exame decisivo na corrida à fase final do Campeonato da Europa de 2012, co-organizado pela Polónia e pela Ucrânia.
Corpo do artigo
Surpreendidos na estreia pela Bielorrússia (0-1), em Paris, os franceses podem ficar desde já em maus lençóis no Grupo D se voltarem a perder em Sarajevo. Tal significaria a segunda vitória seguida da Bósnia-Herzegovina – triunfou no Luxemburgo, por 3-0 –, e uma desvantagem de seis pontos para um concorrente directo.
E se a Bielorrússia conseguir ganhar à Roménia, em Minsk, atingindo também os seis pontos, então é que as contas da nova França, liderada por Laurent Blanc, ficarão extremamente complicadas. É que até a luta pelo segundo lugar, que, no mínimo, dá acesso ao play-off, ficará ameaçada.
Fernando Santos posto à prova
Mas não é só a França que poderá sair da segunda jornada a fazer contas. Outras selecções que serão postas à prova são a Grécia, de Fernando Santos, e a recente mundialista Eslovénia. Depois do empate caseiro com a Geórgia, uma derrota grega na Croácia – que goleou na Letónia (3-0) – complicará o objectivo de lutar pela vitória no Grupo F. Se Israel obtiver o segundo triunfo, na visita à Geórgia, o treinador português até para o segundo lugar já ficará a fazer contas.
O mesmo acontece com a Eslovénia, em caso de nova derrota – foi batida em casa pela Irlanda do Norte – na visita à Sérvia. É que sérvios fariam o pleno de vitórias (duas), algo que não deve escapar à Itália, que recebe as Ilhas Faroé.
EUROPEU DE 2012 – QUALIFICAÇÃO – JOGOS DE HOJE –
GRUPO A: Turquia-Bélgica, Áustria-Cazaquistão e Alemanha-Azerbaijão.
GRUPO B: Rússia-Eslováquia, Macedónia-Arménia e República da Irlanda-Andorra.
GRUPO C: Sérvia-Eslovénia e Itália-Ilhas Faroe.
GRUPO D: Bielorrússia-Roménia, Albânia-Luxemburgo e Bósnia-Herzegovina-França.
GRUPO E: Suécia-San Marino, Holanda-Finlândia e Hungria-Moldávia.
GRUPO F: Geórgia-Israel, Malta-Letónia e Croácia-Grécia.
GRUPO G: Bulgária-Montenegro e Suíça-Inglaterra.
GRUPO H: Noruega-Portugal e Dinamarca-Islândia.
GRUPO I: República Checa-Lituânia e Escócia-Liechtenstein.
