Após o adiamento na última ronda, adeptos do F. C. Porto esperam comemorar já amanhã no sofá ou na Luz, para a semana. Mas crença continua inabalável.
Corpo do artigo
Conquistar o título de preferência o mais rapidamente possível. É este o sentimento generalizado, entre os adeptos do F. C. Porto ouvidos pelo JN, face aos cenários que se projetam, nas três jornadas restantes da Liga. A ideia da repetição dos festejos na Luz, como há 11 anos, recolhe apoiantes, mas os portistas querem, sobretudo, é celebrar.
Depois de a questão do título ter ficado adiada na última ronda face à derrota dos dragões em Braga que inviabilizou logo a festa, tudo pode ficar resolvido já amanhã. De certo modo, o cenário repete-se, isto é, os portistas precisam de fazer melhor resultado do que os leões para se sagrarem já campeões. O líder volta a jogar primeiro, dado que recebe hoje o Vizela, às 19 horas, enquanto o Sporting entra em campo amanhã, às 20.30 horas, como anfitrião do Gil Vicente. Uma vitória com os vizelenses, aliada a um empate ou derrota dos leões dará para os portistas celebrarem no sofá.
Se o título não ficar resolvido amanhã, a questão voltará a ser adiada, no caso para de hoje a oito dias. Se o F. C. Porto tiver feito na ronda anterior o mesmo resultado do que o Sporting, um empate na Luz dará o cetro aos dragões. Um cenário que poderá reeditar a festa de 2010/11, com Villas-Boas e o estádio às escuras, sendo que o F. C. Porto, na longínqua época de 1939/40 (82 anos) também já celebrou na casa dos encarnados, então nas Amoreiras.
Já os leões, que voltarão a jogar mais tarde mas no mesmo dia, só têm hipóteses de continuar a sonhar caso acabem o jogo no Algarve com o Portimonense a, pelo menos, três pontos dos portistas. Outro cenário improvável, mas possível: derrotas do F. C. Porto nos dois próximos jogos, conjugadas com outros tantos êxitos dos leões, até deixavam o atual campeão a depender de si próprio, na última ronda, dado que os candidatos ficariam igualados no topo, com vantagem dos lisboetas, no confronto direto.
Caso a luta pelo título se arraste até à última jornada, aí o duo da frente joga à mesma hora. Ambos atuam em casa, frente a Estoril e Santa Clara, respetivamente. Se não for antes, então haverá mesmo campeão.
Possíveis desfechos
Jornada 32
A possibilidade de o F.C. Porto ser campeão nesta jornada implica vencer em casa, hoje, o Vizela e ficar à espera que, amanhã, o Sporting não bata em casa o Gil Vicente. Também pode ser já vencedor nesta ronda se empatar com os vizelenses e os leões perderem com os gilistas.
Jornada 33
Se o F.C. Porto fizer, na ronda 32, o mesmo resultado do que o Sporting, na 33.ª jornada, será suficiente somar um ponto na Luz para garantir o cetro. Se perder com o Benfica, a equipa portista poderá na mesma ser já campeã, se o Sporting não vencer em Portimão.
Jornada 34
Se a questão se arrastar até aqui, entrando na última ronda em vantagem, aos portistas bastará fazer o mesmo resultado do que a equipa leonina. Só se os leões tiverem entretanto ganhado dois jogos e os dragões perdido duas vezes, é que o Sporting só dependerá de si.