Dragões marcam duelo com o Académico, em Viseu. Galeno e Toni Martínez, com um hat-trick, marcaram no jogo 300 de Conceição, que bateu o registo vitorioso de José Maria Pedroto
Corpo do artigo
Os dragões continuam na defesa da Taça de Portugal conquistada em 2021/22 e marcaram um duelo com o Académico de Viseu, nos quartos de final, após um triunfo tão tranquilo como justo sobre o Arouca. Depois da desilusão (0-0) no Jamor, com o Casa Pia para a Liga, Sérgio Conceição tornou-se no treinador com mais vitórias ao serviço do clube (216), superando o recorde de José Maria Pedroto na noite em que cumpriu o 300.º jogo como técnico portista.
Quinze dias depois da goleada azul e branca (5-1) para o campeonato ter começado com um golo madrugador, as duas equipas quase repetiam o início de jogo, mas ao contrário: logo no primeiro minuto, um livre de David Simão quase dava em autogolo de Wendell, mas os dragões não demoraram a marcar o ritmo e a começar a criar ocasiões que Veron, por duas vezes, e Taremi desperdiçaram. Aos 31 minutos, o iraniano tirou um passe fantástico da cartola e permitiu a conclusão, de primeira, de Galeno para o 1-0.
O F. C. Porto até podia ter ido para o intervalo com uma vantagem mais dilatada, mas na verdade o golo do descanso não demorou. Lançado para o lugar de Veron no início da segunda parte, Toni Martínez deu a melhor sequência a mais uma assistência fantástica de Taremi (54m) e, apenas três minutos depois, acabou com todas as dúvidas que pudessem restar, ampliando para 3-0, após um bom cruzamento de João Mário.
A vertigem que tomou conta dos menos de 17 mil adeptos que estiveram no Dragão esteve quase a proporcionar outro momento mágico antes da hora de jogo. Galeno encheu-se de confiança, mas o remate em jeito do luso-brasileiro bateu com estrondo na barra da baliza arouquense. Grujic imitou o companheiro de equipa no estilo e no resultado, em mais uma bola no ferro, poucos segundos antes de o Dragão fazer a devida vénia a Pepe, que regressou à competição após a lesão no Mundial. Aos 90+3, Toni Martínez completou o "hat-trick" e os quartos da Taça, esses, estavam mais que garantidos.
Positivo
Toni Martínez brilhou a triplicar, com Taremi e João Mário decisivos nas assistências. Grujic em grande no meio-campo.
Negativo
Apesar de alguns fogachos de Antony, o trio ofensivo do Arouca - sobretudo Dabbagh - passou ao lado do encontro.
Árbitro
Apesar de alguns erros pontuais, em faltas a meio-campo, João Gonçalves assinou uma arbitragem bem positiva.