F. C. Porto, Benfica e Braga encaixam 109 milhões de euros com Liga dos Campeões
O F. C. Porto encaixa 41,7 milhões de euros pela entrada para a fase de grupos da Liga dos Campeões, Benfica recebe 39,4 milhões de euros, Braga fatura 29,38 milhões de euros.
Corpo do artigo
A qualificação de três equipas portuguesas para a Liga dos Campeões vai corresponder à entrada de cerca de sensivelmente 109 milhões de euros, nos cofres destes três clubes.
O F. C. Porto vai receber 41,7 milhões de euros, o Benfica vai encaixar 39,4 milhões de euros, e o Braga garantiu uma verba de 29,38 milhões de euros.
A UEFA, órgão que é responsável pela organização da Liga dos Campeões, e que atribui os prémios monetários, relativos à competição, entrega as compensações financeiras através de duas vertentes distintas: o prémio fixo, e o prémio dependente do ranking de clubes europeus a 10 anos.
Todos os clubes que se qualifiquem para a fase de grupos recebem um prémio fixo de 15,64 milhões de euros. A segunda parte do prémio é definida pela posição do clube no ranking da UEFA, que avalia a prestação da equipa nas provas europeias, durante as últimas dez temporadas desportivas.
O F. C. Porto terminou, na época passada, na 10ª posição do ranking, o Benfica ocupou a 12ª posição, e o Braga ficou no 21º lugar. Os dragões recebem assim, 26,06 milhões de euros, o que, somado aos 15,64 milhões de euros do prémio fixo, significa um encaixe de 41,7 milhões de euros.
O Benfica acrescenta, ao prémio fixo, 23,76 milhões de euros, o que resulta de um valor total de 39,4 milhoes de euros, que entrarão nos cofres encarnados.
Pela mesma lógica, o Braga recebe 13,64 milhões de euros, aos quais se somam os 15,64 milhões de euros do prémio fixo, e os 100.000 euros obtidos pela qualificação para o play-off de acesso à Liga dos Campeões, depois de o clube bracarense ter eliminado o Backa Topola, na 3ª pré-eliminatória da "Champions". O "bolo" total atinge, assim, os 29,38 milhões de euros, para os cofres dos minhotos.
O Benfica qualificou-se para a presente edição da Liga dos Campeões por ter conquistado o título de campeão nacional, o F. C. Porto está presente por ter ficado no segundo lugar da liga portuguesa, e o Braga, que terminou o campeonato no terceiro lugar, teve de ultrapassar o Backa Topola, na 3ª pré-eliminatória, e o Panathinaikos, no play-off, para garantir o acesso à fase de grupos da liga milionária.