Fábio Coentrão foi o vencedor do prémio Futebolista do Ano JN 2010. O benfiquista somou 31.351 votos (42,2%), levando a melhor, num duelo extremamente emotivo, sobre o portista Hulk, que registou a preferência de 30.659 leitores (41,3%). Cardozo (Benfica), com 6.138 votos (8,3%), Falcao (F. C. Porto), com 3.792 votos (5,1%), e David Luiz (Benfica), com 2.316 votos (3,1%), completam o lote de finalistas.
Corpo do artigo
Fábio Coentrão viveu um 2010 inesquecível. O esquerdino, de 22 anos, explodiu definitivamente no ano que agora termina e provou que, por vezes, dar um passo atrás pode significar dar dois em frente. A chegada de Jorge Jesus à Luz foi fundamental para o crescimento do futebolista, um extremo cheio de potencial transformado em defesa esquerdo de grande qualidade e que foi um dos principais pilares das águias na conquista do título nacional.
As grandes exibições levaram-no à selecção nacional e ao Mundial de 2010, onde foi um dos grandes destaques - se não o maior - da equipa das quinas.
Na presente temporada, continua a brilhar de águia ao peito e, mesmo quando as coisas corriam mal aos encarnados, foi sempre muito aplaudido na Luz. E foi esse fantástico desempenho que convenceu os leitores do JN a atribuírem-lhe o troféu Futebolista do Ano JN 2010.
Um triunfo confirmado apenas em cima da meta, após um duelo intenso com Hulk, que também viveu um ano inesquecível. Três meses de penitência, nove meses de grande sucesso. Assim foi o ano para o portista. Afastado dos relvados nacionais no início de 2010, na sequência dos incidentes do túnel da Luz, o avançado brasileiro voltou à acção no final de Março e, coincidência ou não, o F. C. Porto não voltou a perder qualquer jogo.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Jornal de Notícias entrega o prémio ao jogador que mais se destaca nos relvados portugueses ao longo do ano civil. E foram, novamente, os leitores a escolher, no nosso site, o melhor dos melhores, de entre o lote de cinco finalistas seleccionados, através de votação, pela secção desportiva da redacção do nosso jornal.
A primeira edição do prémio aconteceu em 2008 e o vencedor foi o então avançado portista Lisandro López, agora ao serviço do Lyon. Um ano depois, voltaram a ser os golos a convencer os leitores do JN, que elegeram o ponta-de-lança benfiquista Óscar Cardozo.
A votação esteve disponível no site do Jornal de Notícias desde as 0 horas de 24 de Dezembro até às 12 horas de hoje, quinta-feira.