A ginasta Filipa Martins está na final do concurso "All Around" de ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta ficou entre as 24 melhores pontuadas na fase de qualificação, tornando-se a primeira portuguesa a chegar à final da prova.
Corpo do artigo
Ao garantir uma vaga na final de "All Around", em Paris2024, Filipa Martins garante, desde já, a melhor classificação de sempre de um ginasta português em Jogos Olímpicos naquela disciplina, superando o 37.º posto que havia conseguido no Rio de Janeiro, em 2016.
A ginasta lusa, de 28 anos, atingiu os 53.166 pontos, registo que fez dela uma das 24 ginastas que avançam para a final do concurso.
"Neste momento, estou ainda um bocadinho emocionada. Acho que hoje, aqui, fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida, na ginástica portuguesa. Acho que nos superámos a todos os níveis e estou superorgulhosa do nosso trabalho", salientou, com a voz embargada.
A ginasta do Acro Clube da Maia foi 37.ª no Rio2016 e 43.ª em Tóquio2020, mas é aos 28 anos, idade invulgar atletas de alta competição na artística, que vai conseguir o melhor resultado olímpico da sua carreira.
"É uma alegria imensa, estamos todos eufóricos, nas nuvens. Um feito e passo gigante para a ginástica artística nacional. Um momento histórico. É difícil ter palavras depois de um trabalho, espírito de sacrifício, força de vontade da Filipa e dos seus treinadores José Ferreirinha e Joana Carvalho, do clube, da associação... toda a gente que nestas décadas a acompanhou desde a primeira treinadora, Cristina Gomes", elogiou Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal em declarações à Lusa.
"Tudo é possível com trabalho e dedicação. Desta vez provou-se que tudo é possível através de uma atleta fora de série que mostra a todos os ginastas portugueses que os sonhos estão ao nosso alcance, só precisamos de os ter e depois trabalhar para os obter, alcançar", reforçou o dirigente.
A competição de ginástica tem previsto o concurso final por equipas na terça-feira, o geral individual (all around) na quinta-feira, e as finais por aparelhos no sábado, domingo e segunda-feira (05 de agosto).