Final da Taça da Liga: o cliente habitual vai tentar impedir o fim da malapata
Leões e dragões jogam final da Taça da Liga e repetem a decisão de 2019. Portistas nunca ganharam. Ruben Amorim tenta tetra.
Corpo do artigo
Com maior ou menor dificuldade, os favoritos cumpriram a obrigação nas meias-finais e a decisão de sábado será mesmo entre Sporting e F. C. Porto, em Leiria. A final de depois de amanhã colocará frente a frente duas equipas com historial bem diferente na Taça da Liga: os leões já a ganharam por quatro vezes, duas das quais nas últimas épocas; os dragões ainda estão a seco na competição e vão tentar acabar com a malapata.
Num duelo que é uma reedição do que decidiu o troféu em 2019 (vitória do Sporting no desempate por grandes penalidades), Ruben Amorim vai tentar conquistar a taça pelo quarto ano seguido (venceu em 2020 quando estava ao leme do Braga e nos dois últimos anos já no banco do Sporting), ao passo que Sérgio Conceição, na terceira final a que chega, procurará quebrar o jejum. Em caso de triunfo, o técnico dos leões levantará esta taça pela 10.ª vez, já que, para além das que conquistou como treinador, tem seis no palmarés enquanto jogador, cinco pelo Benfica e uma pelo Braga.
A maldição portista na prova também tem a ver com a forma como os dragões perderam as últimas finais disputadas. Em 2019, deixaram escapar o troféu por entre os dedos, pois ganhavam por 1-0 nos descontos e cometeram um penálti que levou a decisão para um desempate, ganho pelos leões. No ano seguinte, o adversário foi o Braga, que chegou ao triunfo (1-0) com um golo de Ricardo Horta, marcado também nas compensações. Na história da Taça da Liga, o F. C. Porto chegou a outras duas finais, em 2010 e 2013, igualmente perdidas, para Benfica e Braga.
Uma eventual vitória em Leiria permitirá a Conceição fazer história no comando do F. C. Porto, pois significará a ultrapassagem a Artur Jorge como o treinador com mais títulos ao serviço do clube azul e branco (ambos têm oito). O técnico portista poderá ainda, caso consiga vencer o rival de Alvalade, orgulhar-se de ser o detentor dos quatro troféus em disputa no futebol português, após as conquistas da Liga, Taça de Portugal e Supertaça em 2022.
Nos últimos dez jogos entre os dois clubes (ver quadro), o F. C. Porto venceu cinco, registaram-se quatro empates e o Sporting ganhou um. Curiosamente, o único triunfo leonino foi na Taça da Liga, nas meias-finais da prova de 2021.