Arsenal da Maia centra atenções na evolução de jovens atletas. Equipa B é objetivo a curto prazo.
Corpo do artigo
Inspirado no mítico emblema de Londres, o Arsenal, o homólogo da Maia aponta ao crescimento no panorama nacional. Com a ajuda de alguns amigos, Pedro Araújo, assumido fã do clube inglês, fundou o Arsenal da Maia, a 20 de julho de 1992. De lá para cá, os maiatos têm vindo a escrever história, principalmente na segunda divisão, por onde querem continuar, enquanto não há possibilidades de chegar mais além.
Com o intuito de continuar um trajeto de estabilidade, António Cunha, coordenador da formação, assume ter identificado arestas por limar, sobretudo no que diz respeito à comunicação: "O plano passa por tornar cada diretor mais soberano a comandar o escalão. Queremos um entendimento relativamente à forma de jogar de cada patamar para que a adaptação seja mais fácil quando acontece o salto para a equipa sénior".
Um dos bons exemplos da forte aposta do Arsenal da Maia é o número de atletas que subiu a sénior. Na última época, foram 13 os jovens que transitaram para o escalão maior. Além disso, os que não faziam parte do lote seguiram para a equipa satélite dos "gunners" maiatos, o Alfa Académico.
No futuro próximo, Pedro Araújo revela que uma das prioridades passa por criar uma equipa B, que substitua a formação satélite. O projeto enfrenta, porém, uma contrariedade inicial. "Queremos ter uma equipa B, que começaria sempre nos distritais, algo que seria um problema porque o que queremos é atletas habituados ao ritmo de jogo da segunda divisão nacional. Estamos a estudar as melhores opções".
António Cunha sublinha ainda a importância de fomentar um bom ambiente no balneário desde tenra idade. O coordenador considera que é premente criar espaço para o convívio entre os mais novos, algo que terá reflexos dentro das quatro linhas: "Começámos recentemente a fazer estágios de pré-época para reforçar os laços de amizade, que serão importantes para sentir o verdadeiro espírito de equipa na quadra. Como queremos estar no limite da perfeição, este aspeto é importante".
O Arsenal da Maia está de portas abertas para receber os amantes do futsal e sente que o atual momento é a plataforma ideal para agregar novos atletas sempre em busca da perfeição.