Instituição federativa criou plano estratégico de desenvolvimento para aumentar o número de praticantes de futebol e futsal e melhorar a qualidade do jogo.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol definiu um plano estratégico de desenvolvimento para duplicar o número de atletas de futebol e futsal até 2030 e atingir a meta dos 400 mil federados (325 mil masculinos e 75 mil femininos). Para tal, foram definidos 15 programas específicos distribuídos por cinco pilares, havendo a preocupação de introduzir o futebol às crianças desde a idade pré-escolar como prática saudável e formativa na escola. O plano tem ainda uma componente tecnológica assente na utilização de ferramentas digitais para melhorar os laços dos consumidores com a modalidade.
Parte do crescimento será sustentado no aumento exponencial do número de praticantes femininas no futebol e no futsal federados. Segundo dados oficiais que o JN teve acesso, no final do mês de abril existiam 12 161 federadas registadas na Federação Portuguesa de Futebol - o objetivo em 2030 será chegar às 75 mil.
A estratégia de todo este crescimento global passa ainda por melhorar a qualidade do futebol praticado, aumentar o tempo útil de jogo, passando a ser superior a 60%. Em paralelo, a ocupação média dos estádios deverá ultrapassar a barreira dos 50%.
Este plano de desenvolvimento implica também o fornecimento de material complementar e pequenas infraestruturas a escolas, municípios e clubes, nos próximos dois anos. Até 2027, a Federação Portuguesa de Futebol pretende colocar na prática novas competições regionais, unindo distritos de menor expressão nacional, além de estreitar a relação entre o clube da terra e os adeptos locais. Até 2030, será ainda criado um centro de excelência para a inovação, saúde e formação de treinadores.
Boa parte destas metas têm uma linha temporal para lá de 2024, quando encerra o mandato de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e termina em 2030, ano em que Portugal poderá organizar o Mundial em conjunto com a Espanha. Mesmo que a candidatura ibérica não seja aprovada, o plano estratégico de desenvolvimento manterá todos os pressupostos iniciais para ser cumprido.
10.000 jogos em 2023
A FPF propõe-se a que sejam realizados mais de 10 mil jogos na próxima época. Em 2000 disputaram-se só 4 600 jogos.
195.366 federados em 2022
Os números têm vindo a crescer. Há dez anos existiam 154 517 atletas federados em Portugal
33.432 federados em futsal
O título europeu e mundial da seleção de futsal tem ajudado a cativar novos praticantes.