À partida para a Áustria, onde o Sporting vai defrontar o Sturm Graz para a Liga Europa, Frederico Varandas, presidente dos leões, abordou a polémica em torno das declarações de Carlos Xavier sobre Mehdi Taremi. “Durante anos se ouve tratarem as pessoas de Lisboa como mouros, um discurso divisionista”, lembrou.
Corpo do artigo
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerou “infeliz” o comentário de Carlos Xavier sobre o jogador do F. C. Porto, Mehdi Taremi, a quem se referiu como “muçulmano” num programa da Sporting TV.
"O Carlos Xavier teve o cuidado de se retratar publicamente e pediu desculpas ao jogador, ao Sporting e à Sporting TV, porque o clube não se revê nesse tipo de comentários”, reforçou o dirigente, antes de passar ao ataque, lembrando que “durante anos se ouve pessoas a tratarem as pessoas de Lisboa como mouros, um discurso divisionista, discriminatório e xenófobo, que alimenta a divisão”.
“Não sei se o Conselho de Disciplina (CD) da FPF tem noção disso, acho que tem, mas mouro é sinónimo de sarraceno, de quem pratica o islão. Não acho piada. Acredito que os muçulmanos também não achem piada e lamento que não haja o mesmo tratamento", acrescentou Frederico Varandas.
Os comentários de Carlos Xavier sobre Taremi motivaram a abertura de um processo disciplinar por parte do CD da FPF à SAD do Sporting.
O Sporting partiu para a Áustria, esta quarta-feira à tarde, desde o aeroporto de Beja, para onde seguiu de autocarro desde a Academia de Alcochete. À chegada, a equipa foi recebida por dezenas de adeptos, que saudaram os jogadores e restantes membros da equipa e do clube.
O encontro entre o Sturm Graz e o Sporting, da primeira jornada do Grupo D da Liga Europa, tem início às 20 horas de quinta-feira.