Maia Futsal Clube nasceu em 2017 para preencher um vazio existente no concelho maiato no que dizia respeito à prática do futsal
Corpo do artigo
Na Maia, onde prospera o voleibol, havia um vazio em relação ao futsal. Por isso, em junho de 2017, num desafio lançado pela câmara municipal, cinco cidadãos locais decidiram fundar um clube que elevasse o nome da cidade e servisse como uma plataforma de crescimento de jovens, não só a nível desportivo como também educativo e social. Eis que nasce, no dia 13 de junho de 2017, o Maia Futsal Clube, que lidera os campeonatos distritais de sub-11 e sub-13 e é entidade formadora pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde que se fundou.
Para Alexandrina Santos, coordenadora da formação, é fundamental garantir que "o trabalho que se faz na parte desportiva acompanhe o sucesso escolar e social". Especialmente devido à pandemia, "muitos meninos e meninas precisaram do desporto para colmatar o que aqueles dois anos lhes tiraram".
Pedro Mendonça, coordenador técnico, explica que existe um "processo de modelação de jogador, desde os petizes até aos juniores". "Está tudo encadeado de forma a que a sua evolução seja gradual", revelou. No início de cada temporada, são definidos os objetivos para cada escalão, "tanto a nível técnico-tático como a nível social e educativo." Nos plantéis dos mais jovens, dá-se prioridade às ações técnicas, de modo a "desenvolver uma melhor relação com a bola" para depois os atletas terem "ferramentas para executar tudo o que é pedido a nível estratégico, mais tarde".
O desporto feminino tem vindo a crescer em todo o país, com várias iniciativas da FPF que visam promover a sua prática, e o Maia Futsal não é exceção: "Não somos um clube que tem o desporto feminino só porque é obrigatório, temos todos os escalões femininos, incluindo seniores", afirmou Alexandrina Santos.
As jogadoras praticam futsal misto até aos sub-13, e passam a jogar em equipas exclusivamente femininas a partir desse escalão. Atualmente, 20% do total de atletas do clube são do sexo feminino. Aos poucos, o Maia Futsal vai-se afirmando como um centro de formação de jovens, contando com oito atletas formados no clube na equipa sénior masculina e duas na feminina. Olhando para o futuro, o objetivo será continuar a formar talento e elevar bem alto o nome da Maia.
Os atletas
Sara Matos
9 anos
"Já jogo futsal há dois anos e gosto mais de jogar com rapazes, porque são meus amigos. Gosto de controlar a bola e de marcar golos"
Tiago Fiães
12 anos
"Já pratico futsal há cerca de seis anos e gosto muito. Sinto-me muito bem neste desporto. O futsal também é importante para criar amizades"
Miguel Campos
12 anos
"Jogo futsal há três anos e acho que é um desporto interessante. É algo que eu gosto. Por enquanto não penso em jogar futsal de forma profissional"