O tenista português Gastão Elias, número 179 do Mundo, qualificou-se, esta quinta-feira, para os quartos de final do Portugal Open depois de bater o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 39.º do "ranking".
Corpo do artigo
Gastão Elias superiorizou-se ao quarto cabeça de série em três "sets", pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-2, em 2.03 horas.
Com este triunfo, Gastão Elias igualou a melhor prestação de sempre no Portugal Open, repetindo o apuramento para os quartos de final de 2013, ano em que acabou por ser afastado pelo suíço Stanislas Wawrinka, campeão em título e a maior ausência da 25.ª edição.
Nessa edição, Gastão Elias deixou pelo caminho dois "top 50" da altura: o argentino Horacio Zeballos, que há um ano era o 41.º do "ranking", e o uzbeque Denis Istomin, que figurava em finais de abril do ano passado no lugar 50 do circuito.
Gastão Elias, que em pares faz equipa com João Sousa, voltará a defrontar ainda hoje Garcia-Lopez nos quartos de final do quadro de duplas. O espanhol faz par com o austríaco Philipp Oswald.
Nos quartos de final, o português defrontará o romeno Victor Hanescu, que venceu num dos primeiros encontros do programa do quarto dia o espanhol Pablo Carreno Busta, um dos semifinalistas da edição de 2013.
Hanescu, 93.º da hierarquia, superiorizou-se a Carreno Busta, 60.º da classificação ATP, em três "sets", pelos parciais de 6-3, 4-6 e 6-3.
Gastão Elias cruzou-se apenas uma vez com Hanescu, quando defrontou o romeno na edição de 2012 do ATP Challenge Tour Finals, uma espécie de Masters Cup do segundo escalão profissional.
Nessa edição, disputada no Brasil, Gastão Elias bateu Hanescu em três "sets", pelos parciais de 3-6, 7-5 e 6-3.