Gestão e amarelos obrigam a mudanças no onze de Portugal frente à Coreia do Sul
Fernando Santos vai mexer no onze com a Coreia do Sul para precaver eventuais castigos nos oitavos. Ronaldo deve ficar de fora e Nuno Mendes não joga mais no Mundial.
Corpo do artigo
Fernando Santos vai mexer no onze da seleção para o jogo de amanhã, frente à Coreia do Sul (15 horas, SIC e Sport TV1), por razões de gestão física e também de disciplina. Rúben Dias, Rúben Neves, Bruno Fernandes e João Félix, além de Danilo, que está lesionado, ficam à partida fora do duelo para não arriscarem a hipótese de falhar os oitavos de final. Têm um cartão amarelo e se virem outro são imediatamente suspensos. Pior é a situação de Nuno Mendes, que não vai voltar a jogar mais neste Mundial por ter uma lesão muscular.
Com a qualificação no bolso e o primeiro lugar praticamente garantido, o foco do selecionador passou a ser a fase a eliminar, sem, porém, descurar o duelo com os asiáticos. No entanto, mesmo que a seleção perca o jogo com a Coreia do Sul pode manter o primeiro lugar se o Gana não ganhar ao Uruguai ou se os africanos, em caso de vitória, não anulem a diferença de três golos em relação à equipa das quinas.
Na defesa, António Silva terá a sua primeira oportunidade, por troca com Dias, e Dalot pode também estrear-se na competição, em detrimento de Cancelo ou de Raphael. Já no meio-campo, João Palhinha, Vitinha e João Mário ou Matheus Nunes são fortes candidatos a substituir Rúben Neves, Bruno Fernandes e William, embora não seja provável que todos integrem o onze.
Ronaldo poupado
Quem não joga mais neste Mundial é Nuno Mendes, lateral esquerdo do Paris Saint-Germain que contraiu uma lesão muscular no jogo com o Uruguai e não consegue recuperar a tempo, sabe o JN, de voltar a competir na prova. Raphael Guerreiro será o substituto do jogador no corredor esquerdo da defesa, podendo ainda João Cancelo ser opção. Ontem, Ronaldo fez trabalho de gestão no ginásio, não tendo participado no treino, e é quase certo que vai ficar no banco. André Silva ou Gonçalo Ramos devem entrar para o lugar do capitão, já Rafael Leão e Ricardo Horta também espreitam uma oportunidade. Bernardo Silva e João Félix, titulares com o Gana e com o Uruguai, podem também ter direito a descanso. Ainda a recuperar de lesão, Otávio só deve regressar nos oitavos, não havendo uma estimativa concreta para o regresso do lesionado Danilo.
Doente
António Costa não viaja para o Catar
O primeiro-ministro António Costa cancelou a deslocação ao Catar para assistir, amanhã, ao jogo da seleção portuguesa frente à Coreia do Sul, por motivos de saúde. O governante será substituído pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela do Desporto. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu à partida inaugural da equipa das quinas no Estádio 974, já o segundo encontro foi seguido, ao vivo, no Estádio Lusail, nos arredores de Doha, por Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República e a segunda figura do Estado. O tema da violação dos direitos humanos ensombra a visita dos políticos portugueses, já que, apesar das críticas ao emirado, mantiveram a viagem para o país, onde se realiza, até ao dia 18, o Campeonato do Mundo.
Ecos das quinas
Portugal de branco
A seleção portuguesa não vai jogar com o equipamento principal, utilizado com o Gana e com o Uruguai. Amanhã, frente à Coreia do Sul, por ser, no plano teórico, o "visitante", vai jogar com a cor branca, no Estádio Education City.
Paulo Bento fala
Apesar de ter sido expulso no jogo com o Gana, o selecionador Paulo Bento vai hoje fazer a antevisão do duelo frente a Portugal. O treinador português não estará no banco durante o jogo.