O Rio Ave foi, este sábado, derrotado pelo Gil Vicente, por 1-0, no jogo da última jornada da Taça da Liga, perdendo a oportunidade de se apurar para a final four da competição.
Corpo do artigo
Sandro Lima, de grande penalidade, aos 90+5, fez o golo dos gilistas, que até já não tinham aspirações classificativas na competição, castigando a falta de eficácia dos vila-condenses ao longo do desafio, que, com a vitória do Sporting frente ao Portimonense, no outro desafio do grupo, precisavam de vencer para se apurarem.
Cedo se percebeu que a partida seria condicionada pelo forte vento que esta tarde se fez sentir no estádio dos Arcos, e que dificultou de sobremaneira a tarefa das duas equipas.
Os locais até começaram a jogar com a vantagem de terem a ventania pelas costas e, apesar de ganharem alguma velocidade na circulação da bola, não conseguiam traduzi-la em claras situações de golo.
Um remate de longe, logo aos quatro minutos, de Bruno Moreira, que o guardião gilista segurou, e um outro, de Diego Lopes, num livre, ainda antes do quarto de hora, que saiu um pouco ao lado, resumiram as oportunidades dos vila-condenses.
O Gil Vicente, com uma ação mais dificultada por jogar contra o vento, não fez melhor, e não fosse um remate de longe de Kraev, aos 20, que saiu lado, e pouco haveria a registar no atrevimento dos barcelenses.
Sabendo que apenas a vitória interessava para as aspirações na competição, o Rio Ave ainda tentou forçar o ritmo na parte final da primeira parte, mas a definição final foi sempre uma pecha para os comandados de Carlos Carvalhal, impondo o nulo com que se chegou ao intervalo.
Com a intempérie a dar algumas tréguas após o descanso, os donos do terreno regressaram ao jogo mais pressionantes, acercando-se da baliza gilista, mas não conseguindo melhor que um remate de Taremi, que Denis defendeu.
O Gil Vicente só conseguiu explorar com mais afinco os seus contra-ataques, quando o técnico do Rio Ave, Carlos Carvalhal, decidiu arriscar, tirando o lateral-direito Diogo Figueiras e lançou o extremo Carlos Mané, numa mexida que abriu brechas no corredor vila-condense, mas sem alterar o rumo do jogo.
Já depois de Taremi ter permitido uma boa defesa ao guarda-redes do Gil Vicente, o Rio Ave chegou mesmo a introduzir a bola na baliza contrária, aos 84, num remate de Lucas Piazon, mas que acabou anulado pelo árbitro André Narciso, por uma alegada falta prévia de Ronan sobre o guardião Denis.
Apesar dos muitos protestos dos homens da casa, a partida prosseguiu e, já nos descontos, uma má saída do guarda-redes Paulo Vítor, culminou numa falta sobre Leonardo para grande penalidade, que Sandro Lima, já ao 90+5, não desperdiçou para fixar o 1-0 final.
Ficha de jogo:
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - Gil Vicente, 0-1
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Sandro Lima, 90+5 minutos (grande penalidade).
Equipas:
Rio Ave: Paulo Vítor, Diogo Figueiras (Carlos Mané, 58), Borevkovic, Aderllan Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Tarantini (Lucas Piazon, 74), Diego Lopes, Nuno Santos, Bruno Moreira (Ronan, 58) e Taremi.
(Suplentes: Kieszek, Nélson Monte, Piazon, Vitó, Ronan, Carlos Mané e Pedro Amaral)
Treinador: Carlos Carvalhal.
Gil Vicente: Denis, Fernando Fonseca, Ygor Nogueira, Rúben Fernandes, Banguera, João Afonso, Claude Gonçalves, Kraev (Leonardo, 74), Romário Baldé (Samuel Lino, 64), Sandro Lima e Lourency (Erick, 80).
(Suplentes: Wellington, Soares, Erick, Juan Vila, Leonardo, Samuel Lino (76) e Ahamed Isaiah).
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ygor Nogueira (67), Matheus Reis (79), Filipe Augusto (85) e Paulo Vítor (90+4)
Assistência: 2.574 espetadores.
Veja o resumo do jogo:
https://www.vsports.pt/embd/55971/m/593948/jn/55db63a37c1e3347252d5aecc50be362?autostart=false