Um golo de Bruno Alves, de cabeça, na sequência de um livre batido por Moutinho, já nos descontos, valeu a vitória (1-0) a Portugal, no penúltimo teste antes do Mundial do Brasil. Apesar do triunfo, a equipa das quinas revelou inúmeras carências, num ensaio em que o guarda-redes Eduardo se cotou como o melhor em campo. Entre os mexicanos, o portista Herrera esteve em destaque.
Corpo do artigo
Perante 56.292 espectadores, Paulo Bento fez alinhar seis dos habituais titulares. Patrício e Postiga começaram o jogo no banco, enquanto Pepe, Meireles e Ronaldo ainda recuperam de lesões e viram o jogo em New Jersey. Destaque para a função de Coentrão como médio esquerdo, posição que o lateral já desempenhou no Real Madrid e onde também mostrou qualidades.
A primeira parte foi repartida. O México entrou melhor, mas, rapidamente, perdeu fôlego. Portugal cresceu e Vieirinha e Éder tiveram as melhores ocasiões para marcar, só que o guarda-redes Corona respondeu com segurança. Até ao intervalo, Layun ainda chegou a assustar Eduardo.
O segundo tempo começou com o perigo a rondar as duas balizas. Coentrão esteve perto de inaugurar o marcador. Os mexicanos cresceram e Guardado encheu o pé, só que não deu a melhor direção à bola. A equipa de Miguel Herrera continuava por cima e o portista Herrera, que fez uma boa exibição, obrigou Eduardo a duas intervenções apertadas.
Os último minutos foram jogados a um ritmo muito lento e sem qualidade. Mesmo assim, o México ainda teve a possibilidade de marcar, por Pulido, mas Eduardo voltou a responder com eficácia. Quando o nulo parecia inevitável, Bruno Alves, de cabeça, deu o melhor seguimento a um livre milimétrico de Moutinho e encheu de alegria os muitos emigrantes portugueses presentes nas bancadas do Gillette Stadium. A vitória acaba por camuflar uma exibição pobre da equipa das quinas.
Jogo no Gillette Stadium, em Providence, nos EUA. Árbitro: Jeffery Solis (Costa Rica). Assistentes: Osvaldo Luna e Javier Sanchez.
México: Corona (Ochoa, 46m); Rodriguez, Marquez e Moreno; Peralta (Pulido, 78m), Herrera (Aquino, 85m), Guardado (Fabian, 78m) e Layun; Vazquez; Aguilar e Dos Santos (Hernandez, 58m). Treinador: Miguel Herrera.
Portugal: Eduardo; João Pereira (Rúben Amorim, 81m), Bruno Alves, Neto e André Almeida; Miguel Veloso, João Moutinho e Fábio Coentrão (Rafa, 76m); Nani, Éder (Postiga, 64m) e Vieirinha (Varela, 58m). Treinador: Paulo Bento.
Cartões amarelos: Aguilar (45m). Bruno Alves (53m), João Pereira (74m), Neto (79m) e Herrera (83m)
Ao intervalo: 0-0. Golos: Bruno Alves (90+2).