Uma colisão entre dois aviões foi evitada "por pouco" no domingo à noite no aeroporto de Nice (Alpes Marítimos), em França, segundo o Gabinete de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA).
Corpo do artigo
No domingo, pouco depois das 23.30 horas, um avião da companhia Nouvel Air aterrava no aeroporto de Nice quando quase colidiu com um da Easyjet, que já se encontrava na pista e se preparava para descolar, informou à AFP o Gabinete de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA). O avião em fase de aterragem acelerou para interromper a manobra e voltar a ganhar altitude.
Not nice, not nice at all. A Nouvelair A320 passed over an easyJet A320 lined up for departure in Nice by just a few feet last night. The French BEA is investigating what it classifies as a serious incident. Details and data: https://t.co/E0ZBMEh4TY pic.twitter.com/O6ZBhe8pNx
- Flightradar24 (@flightradar24) September 22, 2025
O BEA considera que se trata de um "incidente grave", já que o avião da Nouvel Air cometeu um erro e abordou a pista errada. Deveria ter feito a aproximação à pista 04L, mas acabou por alinhar com a 04R, que estava a ser usada exclusivamente para partidas, segundo o site especializado FlightRadar24.
"Ocorreu um incidente grave no aeroporto de Nice-Côte d'Azur, onde uma colisão envolvendo duas aeronaves das companhias Nouvelair e EasyJet foi evitada por pouco", escreveu Philippe Tabarot, ministro dos Transportes demissionário, no X. As duas aeronaves são Airbus A320.
Quatro investigadores do BEA foram mobilizados para o local, informou o BEA, que solicitou na noite de domingo a mobilização de aviões para recuperar as caixas negras e analisá-las. Os investigadores também serão encarregados de recolher os depoimentos das tripulações e do controlo aéreo para determinar as circunstâncias do incidente.