F. C. Porto derrotou o Esgueira (81-96) e segue na perseguição ao líder Benfica, que por sua vez venceu o Galitos (90-95). O Sporting, no último lugar do pódio, venceu o Galomar (82-94), na Madeira.
Corpo do artigo
O F. C. Porto derrotou o Esgueira (81-96) e segue na perseguição ao líder Benfica, que por sua vez venceu em casa do Galitos (90-95) e continua na liderança com mais dois pontos (37) que os dragões (35). Já o Sporting, que teve a deslocação menos complicada, continua em terceiro lugar (32 pontos) ao bater a Galomar, lanterna vermelha do campeonato de basquetebol, por 82-94. Portistas e sportinguistas enfrentam-se na próxima quarta-feira (20.30 horas), num encontro a contar para a última jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.
Esgueira 81-96 F. C. Porto
Os dragões não tiveram a vida facilitada na viagem até Aveiro. Apesar da mestria de Xeyrius Williams no ataque azul e branco (13 pontos), os portistas foram a perder para o intervalo por uma margem de dez pontos (49-39), muito devido à eficácia de lançamento do Esgueira.
Vindos do balneário, os homens de Fernando Sá arrasaram logo no terceiro período (11-31). Xeyrius Williams continuou a carburar no ataque, somando 25 pontos e oito ressaltos, em apenas 13 lançamentos, dando a vitória ao F. C. Porto.
Galomar 82-94 Sporting
Com a deslocação de menos dificuldades comparando com as dos rivais, os leões acertaram metade dos lançamentos de três pontos (13 em 26) e não deixaram escapar o triunfo em terreno madeirense.
A Galomar, a lutar pela manutenção, entrou com tudo e até se manteve ao alcance de mudar o resultado, mas os verdes e brancos controlaram sempre que o adversário se aproximava. O habitual MVP leonino, Nick Ward, juntou 13 ressaltos aos 18 pontos apontados com grande eficácia.
Galitos 90-95 Benfica
O jogo foi renhido do início ao fim. Na primeira parte, a maior vantagem foi apenas de cinco pontos, com os dois conjuntos a não deixarem fugir o adversário. No marcador, não houve grande destaque, com todos os jogadores em campo a deixar o seu contributo para alcançar a vitória.
Na segunda metade, os benfiquistas mostraram-se mais empenhados em defender o pintado, além de pressionarem campo a campo e conseguiram distanciar-se um bocado mais no marcador. No início do último quarto, a equipa do Barreiro voltou à carga e encurtou a diferença no marcador. Não faltou emoção no minuto final, com Rogdree Stein a atirar o Galitos para a frente do marcador (90-88) com um triplo, antes de Drechsel roubar novamente a vantagem (90-91). Na última posse de bola, a equipa da casa não conseguiu marcar e acabou mesmo por perder.