A nomeação de Hugo Miguel, como árbitro principal, e de Bruno Esteves, como VAR, para o jogo deste sábado entre Benfica e Braga causa polémica pelo facto de ser a primeira vez na presente época que o Conselho de Arbitragem (CA) faz a mesma escolha para dois jogos seguidos em casa de um dos candidatos ao título.
Corpo do artigo
Hugo Miguel e Bruno Esteves estiveram, há dez dias, no Benfica-Famalicão das meias-finais da Taça de Portugal e hoje voltam aos holofotes da Luz, para uma das partidas mais quentes da 21.ª jornada da Liga. Contactada pelo JN, fonte do CA não fez comentários sobre a nomeação, que surge numa altura de efervescência em redor da arbitragem, na sequência do clássico da ronda anterior.
Esta é a terceira vez que Hugo Miguel apita o Benfica nos últimos sete jogos das águias. Antes da primeira mão da meia-final da Taça com o Famalicão, o árbitro da AF Lisboa já tinha estado no dérbi com o Sporting, em Alvalade, no dia 17 de janeiro. Na lista dos 14 árbitros escolhidos para os jogos da equipa treinada por Bruno Lage em 2019/20, incluindo o de hoje, Hugo Miguel surge na segunda posição, com quatro nomeações, tantas quantas foram atribuídas a Nuno Almeida (AF Algarve), só superados por Artur Soares Dias (AF Porto), com cinco.
Quanto ao F. C. Porto, que terá Luís Godinho (AF Évora) a apitar o jogo de amanhã em Guimarães, foi apitado quatro vezes por Carlos Xistra (AF Castelo Branco) e por Jorge Sousa (AF Porto), mais uma do que Nuno Almeida e Godinho. Curiosamente, dos 31 jogos já realizados na temporada em curso pela equipa de Sérgio Conceição, nenhum foi arbitrado por Hugo Miguel. Os dragões já foram apitados por 15 árbitros.
Árbitros/jogos
BENFICA
Artur Soares Dias (Porto) 5
Hugo Miguel (Lisboa) 4
Nuno Almeida (Algarve) 4
Jorge Sousa (Porto) 3
Manuel Oliveira (Porto) 3
Carlos Xistra (C. Branco) 2
Fábio Veríssimo (Leiria) 2
Rui Costa (Porto) 2
João Pinheiro (Braga) 1
Tiago Martins (Lisboa) 1
Manuel Mota (Braga) 1
Rui Oliveira (Porto) 1
Hélder Malheiro (Lisboa) 1
António Nobre (Leiria) 1
F. C. PORTO
Carlos Xistra (C. Branco) 4
Jorge Sousa (Porto) 4
Nuno Almeida (Algarve) 3
Luís Godinho (Évora) 3
Fábio Veríssimo (Leiria) 2
Rui Costa (Porto) 2
Artur Soares Dias (Porto) 2
João Pinheiro (Braga) 2
Rui Oliveira (Porto) 2
Manuel Oliveira (Porto) 2
Manuel Mota (Braga) 2
António Nobre (Leiria) 1
Tiago Martins (Lisboa) 1
Vítor Ferreira (Braga) 1
Hélder Malheiro (Lisboa) 1