"Gigi" Buffon, a lenda, embargado em lágrimas é uma das imagens da semana e do pesadelo da Itália, que, ao fim de 60 anos, vai voltar a falhar um Mundial. A derrota com os suecos no play-off de qualificação deixou o país do "catenaccio" em estado de choque e o guardião, de 39 anos, não conteve a tristeza, chorando no final da partida.
Corpo do artigo
O adeus transalpino coincidiu ainda com o último jogo do guarda-redes da Juventus pela "squadra azurra". "Lamento acabar assim. Tenho muita pena, não por mim, mas por todo o futebol. Falhámos mesmo do ponto de vista social. Ficam os miúdos, que vão dar que falar, como Perin [guarda-redes do Génova] ou Donnaruma [guardião do AC Milan]", disse, com os olhos cobertos de lágrimas, no relvado de San Siro, em Milão.
Posto isto, a vida continua dentro e fora das quatro linhas, e, nesta fase de emoções fortes e rescaldo de uma carreira de sonho ao serviço da seleção, onde se sagrou campeão do Mundo em 2006, Buffon tem âncoras onde se agarrar e seguir em frente. A começar pela noiva, Ilaria D"Amico, de quem o guardião se apaixonou há quatro anos, depois do fim do relacionamento com a ex-mulher, Alena Seredova, que, na ocasião, deu muito que falar em Itália. Quatro anos mais velha do que o guardião, Ilaria é considerada uma diva em Itália, onde é famosa por ter sido apresentadora de programas desportivos no canal Sky Sports. O romance, inclusive, já deu frutos no ano passado, com o nascimento do primeiro filho do casal, Leopoldo Mattia.
A imprensa transalpina adianta que o casamento pode ser o próximo passo do guarda-redes e da jornalista, que atravessam uma fase de grande estabilidade, depois de um início atribulado, pois ambos estavam em processo de divórcio quando se conheceram. Há ainda a especulação que Ilaria poderá estar à espera de um segundo filho, entendendo o casal ser assim o momento certo para colocar o "preto no branco", numa cerimónia civil e discreta. Sem a presença da Itália no Mundial, Buffon tem a agenda livre para o próximo verão e poderá ter razões na mesma para celebrar, pelo menos, no copo-d"água. Um pequeno-grande consolo.
Passe curto
Nome Ilaria D"Amico
Idade 44 anos
Nacionalidade Italiana
Profissão Apresentadora e jornalista