Entre Castelo Branco e Córdova há a fronteira entre Portugal e Espanha, muita estrada e cinco horas de caminho, mas, às vezes, dá a sensação de não estarem assim tão distantes. Culpa do "clima seco e da vegetação": "Por aí, pode dizer-se que quase me sinto em casa", adianta João Afonso, em conversa com o JN. Mas este "quase" ainda tem muito que se lhe diga.
Corpo do artigo
É certo que a língua só atrapalhou "no primeiro mês e meio" - "se me falassem à velocidade normal deles, custava um bocado entender" - e isso desmonta logo vários dos problemas inerentes à adaptação a uma realidade distante. Só que, por si só, não é suficiente. "Eu sou de Castelo Branco e lá também faz muito calor, mas aqui é um abuso. Até temos que mudar os horários dos treinos", revela João Afonso.
A meteorologia, claro, mas também a gastronomia. "Sou muito esquisito e aqui tenho que eleger bem os sítios onde comer. Por exemplo, eles não comem muita sopa e eu gosto muito. E depois carregam muitos nos molhos e nos temperos, comem muitos fritos e abusam no tomate, coisa que eu não gosto muito", resume o ex-jogador de V. Guimarães e Estoril.
Córdova até pode ser a terceira maior cidade da Andaluzia e ter um centro histórico considerado Património Mundial pela UNESCO, mas lá, à boa maneira espanhola, também se vive em função da "siesta". Literalmente. "No condomínio onde moro, temos um aviso de que não se pode fazer barulho das 14 às 17 horas e no verão não se pode usar a piscina nesse horário".
Pormenores :
Viagens que não acabam
Curiosamente, é por causa do futebol que a adaptação de João Afonso a Córdova tem um senão: muitas horas de estrada. "Para ir daqui a uma cidade qualquer, preciso pelo menos de uma hora e meia, mas é pior quando jogámos fora. Aí, são quase sempre viagens para cima de cinco horas. É o que mais me tem custado", admite.
Piqueniques... de madrugada
Almoçar depois das 14 horas, jantar às 22 horas e continuar a comer depois da meia-noite. "Nos espaços abertos, é habitual fazerem-se piqueniques e muitas vezes estamos a chegar do jogo e as pessoas ainda estão reunidas. Já aconteceu chegarmos de madrugada e ainda estar gente a comer e a conversar", conta.
Passe Curto
Nome João Ricardo da Silva Afonso
Clube Córdoba CF
Idade 27 anos (28/05/1990)
Posição Defesa