O atleta dos 20 quilómetros marcha João Vieira, conquistou hoje, terça-feira, uma medalha de bronze pela segunda vez em Europeus de atletismo ao ar livre, em Barcelona.
Corpo do artigo
"Há quatro anos foi uma surpresa e agora também para muita gente, que não pensava que fosse possível depois de tanto tempo sem competir. Acho que vou apostar nos grandes campeonatos em vez das provas intermédias. Eu acredito muito nas minhas qualidades e consegui ficar no grupo da frente. Depois, foi sofrer, sofrer, sofrer", afirmou.
O atleta de 34 anos, radicado em Rio Maior, já tinha sido 10.º classificado nos Mundiais de Berlim2009 e nos Jogos Olímpicos Atenas2004, enfrentando esta época uma lesão que o impediu de treinar na plenitude e gerou alguma desconfiança sobre o seu estado de forma.
"Estive em descanso. Havia muita gente a dizer que não tinha a mesma capacidade. Quero agradecer a todos os que me apoiaram, ao meu 'staff'", continuou, elogiando as condições atmosféricas da Cidade Condal, apesar de ter ficado de sobreaviso, no aquecimento, com a "muita humidade que depois desapareceu".
Numa competição ganha pelo russo e recordista mundial júnior Stanislav Emelyanov, Vieira ainda esteve à frente do italiano Alex Schwazer, campeão olímpico dos 50 quilómetros marcha, mas o transalpino garantiu a "prata" no derradeiro quilómetro.
"Sabia que o italiano era o favorito. Não sei o que se passou. De vez em quando tem estas quebras. Quando entrei nos últimos cinco quilómetros, acreditei mesmo no pódio", disse.