O antigo árbitro José Leirós apresentou, esta terça-feira, um projeto de candidatura ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, numa mensagem partilhada nas redes sociais, salientando a necessidade de se criar "uma nova era".
Corpo do artigo
"Porque no Futebol não há segredos e é necessário uma nova era, para voltar a desenvolver toda a arbitragem nacional e distrital, para voltarmos a ter árbitros Internacionais com confiança para serem opções das provas da UEFA e da FIFA, nas competições e jogos mais importantes e de grau de dificuldade mais elevado", começou por referir o candidato.
José Leirós quer que os colegas de profissão continuem ligados ao futebol quando for hora de pousar o apito. "Ao mesmo tempo é necessário preparar esta geração de Árbitros no ativo, para quando terminarem as suas carreiras ficarem dentro dos quadros de arbitragem da FPF, colaborando com o Conselho de Arbitragem, com os novos árbitros e com os Conselhos Técnicos e Distritais e serem eles os eleitos, para passado poucos anos do final de carreira, assumirem os destinos da arbitragem portuguesa", explica o candidato, avançando que na lista apresentada não estão só ex-árbitros, mas "pessoas que adoram o Futebol e que tem experiências de vida académicas, profissionais e sociais em diversas áreas da sociedade portuguesa".
O projeto integra um jornalista, um treinador de futebol e um futebolista, uma jurista, um professor universitário da área do Desporto, ex-árbitros e assistentes, um ex-árbitro do futsal e uma ex-árbitra do futebol feminino. "Há também a hipótese de um ex-praticante Internacional da modalidade do futsal, integrar o quadro do CAFPF sem esquecer, também, o futebol de praia", acrescentou o antigo juiz portuense.
"É necessário neste projeto pessoas que tenham vivência em várias áreas e que se sintam à vontade em vários temas da atualidade, para que todos juntos consigamos a evolução, a melhoria e melhores resultados do setor específico da Arbitragem, dos Campeonatos Profissionais e Não Profissionais e a representação a nível Internacional", refere a missiva.
Segundo José Leirós, o objetivo deste projeto de candidatura "é apoiar e trabalhar de forma a melhorar a qualidade dos árbitros no relvado, para termos melhor futebol e conseguirmos adquirir maior confiança para todo o setor da arbitragem portuguesa, quer dos adeptos, dos profissionais dos clubes, do jornalismo e dos cidadãos que vivem habitam no território nacional".
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=3214167185313380