O judoca João Pina assumiu esta sexta-feira que quer conquistar uma medalha no Campeonato do Mundo de Paris (23 a 28 de agosto) e negou que o estatuto de bicampeão europeu em -73 quilos lhe coloque pressão.
Corpo do artigo
"O grande objectivo é chegar ao pódio. É o meu objectivo em todas as competições e esta não foge à regra", disse, esta sexta-feira, o judoca do Sporting, numa conversa informal com jornalistas, no Clube VII, em Lisboa.
João Pina revelou optimismo e manifestou tranquilidade na sua participação nos Mundiais de Paris, acreditando que a preparação é mais importante do que pensar nos títulos europeus conquistados em 2010, em Viena, e em 2011, em Istambul.
"Não me coloca nenhuma pressão os dois títulos europeus. Tenho consciência do que vale este Mundial e, em termos psicológicos, ser bicampeão europeu dá-me uma bagagem positiva, mas é só isso", afirmou.
O judoca, que já conquistou um total de 12 medalhas em Taças do Mundo, Grand Prix e Grand Slam, garantiu que a recente lesão num ombro não afetará a prestação no Mundial da capital francesa.
"É sempre uma lesão. É um aspecto negativo que perturba um bocado. Mas a lesão está controlada", referiu João Pina, que recebeu a visita do presidente do Sporting, Godinho Lopes.
O dirigente disse esperar que João Pina concretize o objectivo traçado para o Mundial e salientou que "nomes como eles são referência do ecletismo no Sporting".
Godinho Lopes salientou que João Pina "é uma referência quer como atleta quer como ganhador e um elemento motivador do ecletismo do Sporting".