Otimismo marca a apresentação da Liga das Nações no Porto. Organização coloca bem alto a fasquia desportiva
Corpo do artigo
Juntar o útil ao agradável. Portugal quer aliar ao desejável sucesso organizativo como anfitrião da final four da Liga das Nações, que decorrerá entre 5 e 9 de junho no nosso país, à vitória na competição.
Na apresentação do torneio, que decorreu ontem nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, cidade anfitriã da prova a par de Guimarães, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, disse acreditar que o evento será "um capítulo inesquecível na história do futebol europeu".
Depois do Portugal-Suíça, a 5 de junho (19.45 horas), no Dragão, a competição prossegue no dia seguinte em Guimarães, com o Holanda-Inglaterra (19.45 horas). Os jogos de atribuição do terceiro e quarto lugares (14 horas, em Guimarães) e a final (19.45 horas, no Dragão) serão a 9 de junho.
Na cerimónia de apresentação, Fernando Gomes manifestou o desejo de que Portugal corresponda às expectativas, isto é, "ganhe a meia-final com a Suíça, jogue a final e depois conquiste o troféu".
O líder federativo admitiu que a seleção portuguesa "não terá tarefa fácil", dado que "estão envolvidas seleções com uma categoria desportiva acima da média", mas salientou que "quando Portugal entra numa competição é para ganhar o título" e neste caso concreto, sendo a primeira edição, "tem um gosto especial".
"Ganhar a Liga das Nações era um prémio acrescido e seria um feito fantástico", acrescentou Fernando Gomes, face à hipótese de o campeão europeu em título juntar ao palmarés a vitória na Liga das Nações.
Já Vítor Baía, antigo futebolista e nomeado embaixador do torneio lembrou o nível competitivo das quatro seleções. "Têm hipóteses idênticas, mas talvez a balança penda um pouco mais para Portugal, por jogar em casa. Não deixa de ser a nossa pátria e daí sentirmos essa responsabilidade extra, positiva, que irá motivar todos os jogadores", fez notar o ex-guarda-redes internacional português.
Conhecido adepto de futebol, Rui Moreira, líder da autarquia portuense e anfitrião da cerimónia, mostrou-se "confiante" no sucesso da equipa das quinas: "Queremos todos que Portugal ganhe, mas isso cabe aos jogadores, nós só temos que assegurar que tudo corra bem", frisou.
À espera do "sucesso desportivo" de Portugal estará ainda Domingos Bragança, presidente da autarquia de Guimarães. Ciente de que a cidade minhota "vive sempre com emoção o desporto", o edil vimaranense disse acreditar que o evento "será um sucesso".
Seleções estão muito satisfeitas com as condições
A aprendizagem que o país tem em relação à organização deste tipo de eventos, com destaque para o Euro 2004, dá margem de segurança, à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já prepara a final four da Liga das Nações desde dezembro passado. Segundo Carlos Lucas, diretor de eventos da entidade federativa, as seleções da Suíça, Holanda e Inglaterra já visitaram as duas cidades, os estádios, os hotéis e os centros de estágio e estão "muito satisfeitas com as condições oferecidas". Depois, em 2020, será a vez de o Estádio do Dragão receber a Supertaça europeia de clubes.
Última corrida aos bilhetes que custam de 30 a 150 euros
Embora sem adiantar estimativas concretas em termos da possível mobilização, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está à espera de milhares de adeptos para assistir aos quatro jogos da fase final da Liga das Nações, entre 5 e 9 de junho próximo.
A pensar nisso, a organização, como explicou Carlos Lucas, diretor de eventos da entidade federativa, preparou a criação de zonas de acolhimento, para os fãs nas cidades do Porto e de Guimarães, nas quatro partidas a disputar em junho.
Na meia final (5 de junho, no Dragão), os adeptos de Portugal vão poder concentrar-se em dois locais distintos da Cidade Invicta: Avenida dos Aliados, na Baixa do Porto, e Praça Francisco Sá Carneiro (Velasquez), este mais a pensar em quem vai assistir ao vivo ao desafio.
Já os apoiantes suíços podem juntar-se na Alfândega e na antiga garagem da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), no parque de Bonjóia.
Em Guimarães, no dia seguinte, na outra meia final, o Pavilhão Multiusos receberá os adeptos ingleses, enquanto os holandeses poderão concentrar-se no Parque da Cidade.
Supersunday vale troca
Entretanto, já se iniciou a última fase de venda de bilhetes para as quatro partidas a realizar em junho.
Carlos Lucas adiantou que os bilhetes "estão a vender-se a bom ritmo" e Fernando Gomes lançou mesmo o repto: "Não percam tempo. Candidatem-se ao vosso bilhete no site da UEFA".
Cada pessoa poderá comprar até quatro bilhetes. Nas meias-finais e no jogo do terceiro e quarto lugares há ingressos a 30 e a 120 euros. Na final, há bilhetes a 40 e a 150 euros.
Quem comprar bilhete para a final, mas por exemplo receie que Portugal perca nas meias-finais pode optar pelo ingresso "Super Sunday", modalidade que permite adquirir ingresso para a final e acabar a ver o jogo de atribuição do terceiro e quatro lugares...