F. C. Porto nunca venceu Sporting em jogos da Taça da Liga, o troféu que falta no museu azul e branco. Nos últimos seis jogos entre os dois clubes, a equipa de Sérgio Conceição venceu três e empatou outros tantos.
Corpo do artigo
O Estádio Municipal Magalhães Pessoa coroa, esta noite, o "campeão de inverno", epíteto escolhido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional para o vencedor da mais recente prova do futebol luso, a Taça da Liga. O Sporting procura o "tri" e Ruben Amorim pode tornar-se o primeiro treinador a vencer a prova quatro vezes consecutivas - festejou a primeira ao serviço do Braga -, tendo pela frente o F. C. Porto que, depois do pleno (campeonato, Taça de Portugal e Supertaça), tem mais uma oportunidade para garantir o único troféu nacional que falta no Museu do Dragão.
A bola começa a rolar às 19.45 horas (SIC e SportTV) na noite fria de Leiria - a meteorologia aponta uma temperatura a rondar os cinco graus -, onde o Sporting vai procurar amenizar uma temporada que está aquém das expectativas. Fora da Taça de Portugal e com o título de campeão a ser pouco mais do que uma miragem, já que está a 15 pontos do líder Benfica, embora com menos um jogo disputado, a Taça da Liga pode mascarar a desilusão que tem marcado 2022/23. E a verdade é que os leões têm um argumento de peso para o otimismo. Nos cinco jogos da Taça da Liga disputados frente ao F. C. Porto, a equipa de Alvalade nunca perdeu, somando duas vitórias e três empates, mas a história recente do clássico mostra uma realidade bem diferente.
O F. C. Porto venceu os últimos três duelos frente à equipa lisboeta, um no presente campeonato e as duas mãos da meia-final da Taça 2021/22. Mas a superioridade azul e branca não se limita a isto, já que os três duelos anteriores terminaram em igualdade, o que, na prática, significa que Ruben Amorim não bate Sérgio Conceição há seis partidas. O último sucesso aconteceu precisamente na Taça da Liga, num triunfo por 2-1, na meia final de 2018/19.
Agora, o F. C. Porto tem nova chance para garantir a primeira Taça da Liga do seu palmarés e, caso o consiga, Sérgio Conceição desempata com Artur Jorge e, ao nono troféu, torna-se o treinador com mais títulos na história portista.
Programa
Casa cheia e um jogo de lendas a animar
O Estádio Municipal Magalhães Pessoa vai registar casa cheia para coroar o vencedor da Taça da Liga 2022/23. O F. C. Porto anunciou que esgotou todos os bilhetes a que teve direito e a organização conta com 25 mil adeptos nas bancadas, com as portas a abrirem duas horas antes do pontapé inicial, ou seja às 17.30 horas. Até esse momento, não faltará animação na "fan zone", disputando-se, ainda, um jogo de lendas a partir das 14 horas, que vai contar com antigos futebolistas dos quatro semifinalistas: Sporting, F. C. Porto, Arouca e Académico de Viseu.
Vencedor
Poster grátis na quarta-feira
Na edição de quarta-feira, dia 1 de fevereiro, o JN disponibiliza aos leitores um poster gigante com o vencedor da Taça da Liga 2022/23.