Estiveram na Volta a Itália e a Espanha, onde fizeram sentir todo o fervor, deixando uma garantia: "Vamos ao Tour [França], isso é certo". João Almeida, Rui Costa e Nelson Oliveira manifestam o agradecimento e evidenciam o orgulho ao ver a bandeira lusitana na estrada.
Corpo do artigo
Popularizaram-se pelos vídeos nas redes sociais em que aparecem a gritar e a correr, de cachecóis em punho, lado a lado com os ciclistas portugueses nas grandes provas internacionais. Estiveram na Volta a Itália e a Espanha a dar força a João Almeida, Rui Costa e Nelson Oliveira, sobretudo quando o terreno inclina e é preciso escalar a estrada. A turma é composta por cerca 40 membros de vários pontos do país e do estrangeiro, desde Esposende, Famalicão, São João da Madeira, Marco de Canaveses, Lisboa, Odivelas, ou até…da Escócia – embora nem todos depois marquem presença na estrada. São os Lingrinhas, um grupo apaixonado pelo ciclismo, capaz das mais variadas loucuras para apoiar os grandes nomes do ciclismo português.
“Tudo começou com um grupo de Facebook onde falávamos sobre as provas de ciclismo. Entretanto, surgiu um jogo, o Cycling Fantasy, e o Márcio [um dos membros] sugeriu criar uma equipa e um grupo de Whatsapp”, começa por dizer, ao JN, Manuel Rodrigues, natural de São João da Madeira, acrescentando que, após algum burburinho, resolveram passar do mundo virtual para a estrada. “Em 2022, combinámos entre nós e partimos para a aventura [Itália]”, recorda. De facto, tomaram o gosto, tornando-se presença regular nas grandes voltas de Itália (Giro) e Espanha (Vuelta), onde, aliás, Manuel Rodrigues esteve sempre presente.