Basket Clube Limiense tem 11 anos de existência mas consegue sucessivamente aumentar número de atletas.
Corpo do artigo
Em Ponte de Lima, a excelência desportiva, sobretudo na formação, não está apenas circunscrita aos mais conhecidos exemplos da canoagem e do futebol. O Basket Clube Limiense (BCL) também conquistou lugar nesse patamar, e em pouco mais de dez anos de existência já tem um projeto consolidado, que cativa 265 atletas distribuídos por todos os escalões masculinos e femininos.
"Apesar de não ser um concelho com muita população, Ponte de Lima tem uma vasta oferta desportiva, com muitos atletas nos clubes. E o facto de, em pouco tempo, termos cativado tantos jovens é sinal da nossa credibilidade e dedicação", começou por explicar, ao JN, Bruno Ferreira, coordenador da formação.
O responsável vincou a familiaridade de um clube "com uma pequena equipa técnica e diretiva, que entrega de forma graciosa o seu tempo em prol da formação dos jovens", mostrando orgulho na confiança demonstrada pela comunidade. "Ganhar é importante, mas não é o objetivo principal. Queremos angariar e fidelizar os atletas ao clube, acompanhando o seu trajeto como pessoas e desportistas", disse Bruno Ferreira, lembrando que, com tantos praticantes, a atividade do BCL já está distribuída por quase todos os pavilhões do concelho, e a grande dificuldade já é encontrar recursos técnicos para orientar as equipas.
Sede está prometida
Talvez por isso, Fátima Barros, presidente do clube desde a sua fundação, não fala das infraestruturas como principal objetivo, preferindo centrar-se na melhoria do acompanhamento aos atletas. "Ainda não temos sede, que nos foi prometida para este ano pela autarquia, mas a maior ambição é crescermos em termos qualitativos, juntando ao nosso staff, médicos, fisioterapeutas ou nutricionistas."
Fátima Barros garante que o clube manterá sempre a sua raiz de "instituição formadora", apesar de reconhecer que haveria qualidade técnica para o BCL estar representado na elite do basquetebol nacional. "Não temos apoios financeiros para isso. Está prometido um aumento do apoio camarário mas que será sempre aplicado na nossa missão social de formar", vincou a dirigente, lembrando que, desde o ano passado, o BCL foi reconhecido com o estatuto de utilidade pública.
Bilhete de Identidade
Nome: Basket Club Limiense
Fundação: 29/06/2011
Atletas na formação: 265
Os Atletas
Gonçalo Cachada, sub-16
"A união que temos neste clube até faz com que a qualidade de jogo aumente. Todos os técnicos e atletas dão seu contributo para a nossa formação"
Diogo Araújo, sub-14
"É um clube muito bom que nos dá todas as condições para podermos evoluir. Há muito respeito, somos uma família onde todos se ajudam"
Adriana Ramos, sub-16
"Desde o início que me senti bem integrada e fiz muitas amizades. Este é um clube reconhecido e respeitado e isso traz cada vez mais atletas"