Com o mercado em alvoroço, sucedem-se as novidades, em Portugal e não só. Do regresso de Fábio Vieira ao F. C. Porto à contratação de Maxi Araújo pelo Sporting, passando pela ida de João Cancelo para o futebol saudita e de Rui Patrício para o Atalanta. Está tudo aqui.
Corpo do artigo
Sporting: Maxi Araújo foi, finalmente, oficializado como reforço dos leões. O internacional uruguaio, de 24 anos, chega proveniente dos mexicanos do Toluca e assina até 2029. A cláusula de rescisão ficou fixada em 80 milhões de euros.
F. C. Porto: Dia agitado no Dragão, com as confirmações das chegadas de Fábio Vieira, emprestado até ao final da época pelo Arsenal, e de Angel Alárcon, avançado espanhol, de 20 anos, contratado ao Barcelona. O jovem, de 20 anos, deve ser integrado, numa fase inicial, na equipa B portista. Em contrapartida, Francisco Conceição foi oficializado pela Juventus e Toni Martinez foi apresentado como reforço do Alavés.
Benfica: O avançado internacional pela Suíça, Zeki Amdouni, deve reforçar os encarnados, por empréstimo dos ingleses do Burnley. Por outro lado, o guarda-redes português, Rui Silva, apontado às águias nos últimos dias, admitiu que "em princípio" vai continuar a defender a baliza do Bétis, da Liga espanhola.
Nacional: Tiago Margarido conta com mais um reforço para o eixo defensivo, após a chegada do brasileiro Léo Santos, proveniente do Guaraini, que assinou por três temporadas com o clube insular.
Marítimo: Vladan Danilovic troca de clube na Madeira. Depois de ter ajudado o Nacional a regressar à Liga, na época passada, foi hoje anunciado como reforço do Marítimo. O médio, de 25 anos, é internacional pela Bósnia e Herzegovina.
Portimonense: Ricardo Pessoa sucede a Sérgio Vieira no comando técnico do algarvios, que disputam a Liga 2. Aos 42 anos, o treinador regressa a um clube que representou, enquanto jogador, entre 2005 e 2018, com uma curta passagem pelo Moreirense pelo meio. Como treinador, conduziu o Lusitânia dos Açores à Liga 3, clube que deixou, esta época, após a segunda jornada da Série B.
Académica: Fran Pereira chega à Briosa, que compete na Liga 3, cedido pelo Estoril. O médio, de 22 anos, ajudou os canarinhos a vencer a Liga e a Taça Revelação, na última época, tendo ainda participado em dois jogos da equipa principal do Estoril.
Al Hilal: João Cancelo foi contratado ao Manchester City, por 25 milhões de euros. O campeão saudita continua a juntar estrelas ao plantel orientado pelo português Jorge Jesus e o próximo a chegar deverá ser o avançado internacional francês, Kingsley Coman, oriundo do Bayern Munique.
Arsenal: No dia em que viram Fábio Vieira regressar ao F. C. Porto, por empréstimo, os Gunners anunciaram a chegada do médio internacional espanhol Mikel Merino, contratado à Real Sociedad, num negócio que pode chegar aos 37 milhões de euros.
Liverpool: Ficou acertada a contratação do guarda-redes Giorgi Mamardashvili ao Valência, por 35 milhões de euros. O internacional georgiano vai, no entanto, continuar a defender a baliza Ché até ao final da época. A jogada de antecipação dos Reds tem como finalidade assegurar a sucessão ao internacional brasileiro Alisson.
Brighton: Os Seagulls continuam ativos no mercado, tendo anunciado a contratação do defesa Ferdi Kadioglu, que custou 30 milhões de euros e se tornou na venda mais rentável da história do Fenerbahçe, clube turco que é orientado por José Mourinho.
Roma: Confirma-se a chegada do internacional pela Arábia Saudita, Saud Abdulhamid, contratado ao Al Hilal, por cerca de 2,5 milhões de euros. O lateral direito, de 25 anos, vai mesmo tornar-se no primeiro futebolista saudita a atuar numa liga das "Big 5" da Europa.
Atalanta: Agora é oficial. Rui Patrício assinou até ao final da temporada pelo clube de Bérgamo, ocupando a vaga deixada em aberto pela saída de Juan Musso para o Atlético de Madrid. Aos 36 anos, o internacional português é Nerazzurro.
Corinthians: O Timão reforça o ataque com o espanhol Héctor Hernández, de 28 anos, que marcou 28 golos em 58 jogos pelo Desportivo de Chaves, nas últimas duas épocas. O avançado assinou até 2026 pelo clube brasileiro e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.