Há três épocas (2020/21), na última vez que entrou para a 10.ª jornada no comando do campeonato, a equipa de Ruben Amorim foi campeã nacional.
Corpo do artigo
O Sporting reforçou a liderança no campeonato na visita à casa do Boavista, com uma vitória sóbria sobre as panteras, por 2-0. A vantagem de três pontos (25 conquistados) sobre os dois principais rivais - o Benfica, que tropeçou (1-1) na receção ao Casa Pia, e o F. C. Porto, que derrotou o Vizela e manteve a distância pontual - confirma o forte arranque de temporada da equipa de Ruben Amorim, quase sem paralelo nas últimas duas décadas. O Sporting só conseguiu entrar para a 10.ª jornada do campeonato na liderança da classificação em duas ocasiões nas últimas 20 edições da Liga portuguesa. Foi em 2020/21, com 23 pontos, quando se sagrou campeão nacional sob o comando de Ruben Amorim, e em 2015/16, época em que os leões, orientados por Jorge Jesus, lutaram com o Benfica de Rui Vitória pelo título até à reta final do campeonato.
A vitória no Bessa confirma, também, o bom momento de forma que os leões vivem desde a segunda volta da época passada. A última derrota do Sporting para o campeonato aconteceu em fevereiro, na 20.ª jornada da época 2022/23, frente ao F. C. Porto, em Alvalade (1-2). Ou seja, o conjunto leonino segue numa sequência de 23 jogos sem perder para o campeonato. No mesmo período, os rivais pelo título, Benfica e F. C. Porto, perderam três e duas vezes, respetivamente.