Lionel Messi volta a fazer história: com os dois remates deste domingo, com os quais o Barcelona ganhou no terreno do Bétis, por 2-1, o genial argentino chegou ao 86.º golo do ano 2012 e superou o velho recorde do alemão Gerd "O Bombardeiro" Muller, que marcou 85 em 1972. Tudo no mesmo dia em que outro goleador em série, um tal Radamel Falcao, marcou cinco vezes na vitória do Atlético Madrid sobre o Deportivo da Corunha, por 6-0.
Corpo do artigo
Se um diz mata, o outro esfola. E se Messi chegou ao 23.º golo na liga espanhola e também se tornou no melhor marcador dos anais do Barça no campeonato - 192 golos em 228 jogos, contra os 190 de César, em 287 desafios -, Falcao fez o 16.º do ano, deixando para trás outra máquina goleadora, o português Cristiano Ronaldo, que ficou em branco na 15.ª jornada e que se mantém na cota 13.
Com os cinco golos deste domingo, o colombiano que encantou o Dragão tornou-se, de passagem, no primeiro jogador da história do Atlético de Madrid e marcar cinco golos num só desafio. Havia mais de dez anos que ninguém o conseguia, desde a "manita" de Morientes na goleada do Real Madrid ao Las Palmas, por 7-0, em Fevereiro de 2002.
O recorde da liga espanhola permanece, contudo, um feito praticamente inalcançável no futebol moderno: Kubala, goleador do Barcelona, fez sete golos num só jogo, na goleada ao Sporting Gijon.