Morreu, esta quinta-feira, Manuel Barbosa, antigo empresário de jogadores de futebol. Tinha 69 anos.
Corpo do artigo
Manuel Barbosa ficou célebre por vários negócios na década de 1980 e 1990, relacionados com a transferência de futebolistas para o Benfica.
Primeiro agente FIFA em todo o mundo, Manuel Barbosa, indefetível adepto do Benfica, conduziu, entre outros, as contratações para o clube da Luz de Valdo, Mozer, Isaías, Ricardo Gomes e Aldair.
No verão de 1994, o empresário, que perdeu fulgor com o advir da geração de agentes liderada por José Veiga (Superfoot) e depois Jorge Mendes (Gestifute), foi ainda responsável pela ida de Rui Costa para a Fiorentina.
Natural de Braga, Manuel Barbosa representou também treinadores, tendo conduzido a transferência de Quinito para o Yarmouk, no Kuwait, em 1985.
De entre os últimos jogadores que representou contam-se Agostinho, Maniche, Maurício Pochettino e Tinaia, este último ainda em atividade nos espanhóis do Xuventú Sanxenxo.
Mozer, brasileiro cuja vinda para Portugal foi mediada por Manuel Babrosa, reagiu, desta forma, ao JN: "Ele estava a sofrer a muito. É uma grande perda. Foi muito importante na minha vida. Perdi um grande amigo. E gostava de deixar um enorme abraço à família, neste momento difícil".
* com Lusa