A portuguesa Telma Monteiro perdeu no combate pela medalha de bronze na categoria de -57 kg dos Mundiais de Budapeste com a francesa Helene Receveaux, por 'waza-ari', e terminou em quinto lugar.
Corpo do artigo
8737218
Telma Monteiro, que é cinco vezes campeã europeia e bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), tem cinco medalhas em Mundiais, quatro de prata (Rio de Janeiro 2007, Roterdão 2009, Tóquio 2010 e Chelyabinsk 2014) e uma de bronze (Cairo 2005).
Em Budapeste, a judoca do Benfica começou por vencer a holandesa Margriet Bergstra (por 'ippon'), a campeã olímpica, a brasileira Rafaela Silva ('waza-ari'), e a canadiana Catherine Beauchemin-Pinard ('waza-ari').
Na luta pelas meias-finais perdeu com a panamiana, de origem alemã, Miryam Roper (derrota por 'waza-ari') e, já no quadro de repescagem, venceu a sul-coreana You jeong Kwon, com dois 'waza-ari', mas perdeu com a francesa Receveaux, por 'waza-ari', o que a deixou no quinto lugar.
Telma deu a ideia de estar perto de nova conquista, numa carreira que tem sido de êxitos, mas o combate para as meias-finais, com Miryam Roper - perdido a segundos do final -, e o último, de acesso ao bronze, desarmaram a portuguesa. Na luta pela conquista daquela que seria a sua sexta medalha em Mundiais, as coisas voltaram a não correr de feição para Telma Monteiro.
Hoje, nos Mundiais de judo, também Nuno Saraiva e Jorge Fernandes estiveram em ação nos -73 kg, com o primeiro a perder ao terceiro combate, e o segundo ao quarto, o que lhe valeu o nono lugar nestes campeonatos. Amanhã, quinta-feira, competem Anri Egutidze e João Martinho, nos -81 kg e na sexta-feira Yahima Ramirez, nos -78 kg, e Célio Dias, nos -90 kg. No sábado é a vez de Jorge Fonseca, nos -100 kg, entrar em ação.