Mundial 2034: Arábia Saudita constrói estádios futuristas e ergue cidades no deserto
O Mundial que promete dar que falar e teve uma escala de avaliação da FIFA acima de qualquer expectativa. Mas a comunidade internacional está muito preocupada com os direitos humanos.
Corpo do artigo
Em 2034, a Arábia Saudita vai organizar o Campeonato do Mundo e a decisão, conhecida na semana passada, não fugiu à polémica que se levantou em relação aos direitos humanos e à preocupação dos trabalhadores. O país, que vive da exploração do petróleo, prepara um investimento multimilionário para construir 11 estádios de fazer inveja aos maiores clubes europeus, além de erguer aeroportos e hotéis a respirar modernismo.
A organização do Mundial 2034 está a ser preparada pela Arábia Saudita desde 2021, quando o Fundo Público de Investimento, pertencente a Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro, adquiriu o Newcastle. Desde aí, já foram investidos mais de cinco mil milhões de euros no Desporto, sendo que o principal foco foi em levar grandes estrelas do futebol para a Liga saudita como forma torná-la conhecida.
