Na madrugada desta sexta-feira, o Botafogo tropeçou diante do Grêmio no Estádio São Januário, casa emprestada pelo Vasco da Gama. O líder do campeonato entrou a vencer, por 3-1, mas deixou-se perder por 3-4. À 33.ª jornada, os três primeiros classificados seguem em igualdade pontual, com 59 pontos.
Corpo do artigo
O Botafogo, líder do campeonato brasileiro, continua em crise profunda. Na madrugada desta sexta-feira, os cariocas estiveram a vencer o Grêmio, por 3-1, mas permitiram a reviravolta do marcador. Há poucos dias, este cenário repetiu-se diante do Palmeiras, com a formação orientada por Abel Ferreira a recuperar de uma desvantagem de três golos.
A jogar no Estádio São Januário, casa emprestada pelo Vasco da Gama, o Fogão chegou à vantagem nos minutos iniciais do encontro, com um golo do avançado Diego Costa, aos seis minutos. Apesar da resposta três minutos mais tarde, dos pés de Everton Galdino, o Botafogo chegou ao descanso na vantagem do marcador com golo Júnior Santos, aos 29 minutos. Poucos segundos após o regresso dos balneários, Marlon Freitas apontou o terceiro da partida e deu maior margem de conforto ao emblema carioca.
Lucio Flávio, que substituiu Bruno Lage do comando da equipa da casa, estava longe de imaginar que, em 19 minutos, Luiz Suárez apontaria um hat-trick. O uruguaio, antigo avançado do Barcelona, que estava em dúvida para a partida, puxou dos galões e deitou por terra as esperanças cariocas.
"Acho que é uma questão até moral que nós temos como instituição e clube. Dos jogadores estarem cientes da nossa responsabilidade e convictos que precisamos o mais rápido possível de mudar essa realidade, em termos de não conseguirmos os resultados. Todos nós aqui dentro acreditamos. Estamos a passar por um momento difícil, mas acreditamos", sublinhou o técnico do Botafogo, após o apito final.
Com este resultado, à 33ª jornada, o campeonato brasileiro continua ao rubro e com um campeão longe de estar decidido. Mesmo com os quatros desaires recentes, o Botafogo continua na liderança do Brasileirão, em igualdade pontual com Grêmio e Palmeiras, com 59 pontos, mas com menos um jogo disputado. O Bragantino, de Pedro Caixinha, quarto classificado com 58 pontos, e Flamengo, no quinto lugar com 56 pontos, também sonham com o título de campeão.