Nove clubes de entre os que estão a ser analisados pelos peritos em "fair-play" financeiro vão ser sancionados, anunciou este sábado um porta-voz da UEFA, sem, no entanto, anunciar os nomes dos clubes.
Corpo do artigo
"Após o período durante o qual a Câmara de Instrução da Instância de Controlo Financeiro dos Clubes (ICFC) monitorizou a conformidade dos clubes com o regulamento de fair-play financeiro, a UEFA confirma que dos 237 clubes que participaram nas competições de clubes 2013/14 (e foram, portanto, sujeitos às exigências de equilíbrio das contas nesta época), 76 foram notificados para prestarem informações adicionais. Deste grupo, a análise terminou no que diz respeito a 67 clubes e continua apenas para os nove clubes restantes", explicou a UEFA através de um comunicado publicado na sua página online.
À agência France Presse, um porta-voz da UEFA confirmou que apenas estes nove clubes serão objeto de sanções. A instância europeia do futebol não especifica os nomes destes clubes ainda sob inquérito, mas acrescenta no comunicado que "amplas informações serão fornecidas assim que o processo esteja terminado".
De acordo com várias fontes citadas pela AFP, o Paris Saint Germain e o Manchester City fazem parte desta lista de nove clubes
A câmara de instrução, que analisa as contas dos clubes, pode impor sanções ou acordos. Nos casos mais graves, em que os clubes rejeitem acordos resoluções de forma amigável, o processo será enviado para ainstância de julgamento que deve pronunciar-se em junho.
Com o fair-play financeiro, a UEFA pretende reorganizar as finanças dos clubes de elite da Europa, cujas perdas atingiram perto de 1,7 mil milhões de euros em 2011.