Estimativas da plataforma apontam para um poderoso encaixe de 600 milhões de euros dentro de um ano.
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Cristiano Ronaldo tem sido notícia nos últimos dias, depois do lançamento do canal de YouTube “URCristiano”, que marcou a sua entrada numa nova plataforma de comunicação, alargando assim a sua influência no digital. O canal tem sido um sucesso desde o primeiro dia e rapidamente começou a bater recordes de seguidores. “O canal abriu a 21 de agosto. No primeiro dia cresceu 12,6 milhões de seguidores, no dia seguinte 16,2 milhões, no terceiro mais oito milhões, depois cinco milhões. A 25 de agosto somou mais três milhões, no dia seguinte mais três milhões, dia 27 mais 1,8 milhões e agora estagnou nos 800 mil diários. Em média, por dia, estamos a falar de 45 milhões de visualizações”, detalhou, ao JN, Pedro Rossas, chief innovation officer na Lisbon Digital School.
Para se ter uma ideia da dimensão de Cristiano Ronaldo nas redes sociais, é bom lembrar que estamos a falar de quase mil milhões de seguidores repartidos por Instagram (637 milhões), Facebook (170 milhões), X (112 milhões), além de mais de 50 milhões conquistados em apenas uma semana no YouTube. Tudo somado são 969 milhões que fazem dele a pessoa mais seguida no Mundo. “É uma marca superior a um continente, só a China e a Índia têm mais população do que ele, de resto ele arrasta mais consumidores do que qualquer outra marca”, completou Pedro Rossas.
Mas porquê abrir um canal no YouTube? “Porque é uma nova fonte de receita, só com o YouTube pode ganhar mais do que o ordenado que aufere agora. Nesta altura, o YouTube é a plataforma que está a pagar melhor. Cada post no Instagram rende-lhe um milhão de euros, mas ao criar um canal de YouTube se conseguir ter 10% dos 637 milhões de seguidores que tem no Instagram, já será um recorde, e fará entrar muito mais dinheiro por mês”, explicou o chief innovation officer na Lisbon Digital School. “As marcas pagam-lhe um milhão por post, ganha 48 milhões por ano no Instagram. Se continuar com este números, a estimativa do YouTube é que daqui por um ano ele fature 600 milhões. Só precisa de ter bons conteúdos. Atualmente, num ano normal, deve faturar entre 100 a 150 milhões de euros com as redes sociais. Num ano de europeu ou de mundial mais ainda”, prosseguiu.
Os canal tem conteúdos focados em futebol, mas não só. Mostra também o lado familiar e os gostos pessoais de um dos jogadores mais mediáticos do planeta. A recente conversa com Rio Ferdinand foi notícia, depois do CR7 assumir a meta dos mil golos que ainda quer marcar. A possibilidade de se dirigir na primeira pessoa aos seus seguidores, ou das suas conversas darem em notícia aguçam ainda mais o interesse. “Ele já tem 23 vídeos, um deles tem 45 milhões de visualizações e segundo as estimativas do YouTube, só esse vídeo pode render entre 23 a 183 mil euros. Para terem uma ideia, a Barbara Bandeira cobra 20 mil euros por três stories e um post”, comparou.