O ciclista Rui Costa, na prova de fundo de estrada, e o atirador João Costa, em pistola de ar comprimido a 10 metros, são as esperanças de Portugal no primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos Rio2016.
Corpo do artigo
Campeão do Mundo de estrada em Florença2013 e 13.º em Londres2012, Rui Costa lidera a equipa lusa de ciclismo, que conta ainda com André Cardoso, José Mendes e Nelson Oliveira, o representante luso no contrarrelógio.
O trajeto da prova de fundo, que é muito duro, tem um total de 256,4 quilómetros e arranca às 9:30 locais (13.30 horas em Portugal Continental), vai atravessar Copacabana, Ipanema, a Barra e a Praia da Reserva e incluirá passagens no Circuito Grumari.
Este primeiro circuito prevê duas inclinações, a de Grumari, uma subida estreita, com uma descida numa zona repleta de árvores e um desnível acumulado de 7% em 1,2 quilómetros, com uma dificuldade máxima de 13 por cento, e Gruta Funda, uma subida menos dura, com uma pendente média de 4,5% em 2,1 quilómetros.
O traçado inclui também uma secção de empedrado de dois quilómetros e passagens no Circuito de Canoas, que se inicia com uma ascensão de 8,9 quilómetros e uma descida técnica de seis e uma parte plana de 20 quilómetros através de Ipanema e Copacabana, sendo grande parte do percurso disputado junto à zona costeira.
No tiro, João Costa, o mais velho elemento dos 92 que compõem a delegação lusa no Rio2016, cumpre a sua prova de eleição, com o objetivo de chegar à final -- para os oito primeiros -- e tentar melhor os sétimos lugares de 2000 e 2012.
As eliminatórias estão marcadas para as 17 horas e a final para as 19.30 (hora portuguesa).
Por seu lado, o tenista Gastão Elias, 61.º jogador mundial, é o primeiro português a entrar em ação no torneio de singulares masculinos de ténis, defrontando o australiano Thanasi Kokkinakis, 452.º da hierarquia, que entrou no quadro com 'ranking' protegido.
O embate entre Elias e Kokkinakis é o terceiro no 'court' 6, depois do jogo de singulares entre a croata Ana Konjuh e a alemã Annika Beck, que começa às 11:00, e do confronto de pares entres os checos Lukas Rasol e Radek Stepanek e os espanhóis Roberto Bautista Agut e David Ferrer.
Na natação, Alexis Santos, pelas 17 horas, e Victoria Kaminskaya, às 18.18 horas, são os primeiros lusos a entrar em ação, ambos nos 400 estilos e com o objetivo de ficarem no 'top 16' e baterem recordes nacionais.
5324293