Há aqueles que não enganam, que nem passam por aquela fase de serem promessas e que se tornam certezas quase logo à nascença futebolística, ainda que em alguns casos se tratem de adolescentes.
Corpo do artigo
E meia época depois, o Mundo do futebol já acordou para mais prodígios condenados a um futuro brilhante, quem sabe candidatos a disputarem um trono que na última década andou dividido entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Uns até já brilham na Liga dos Campeões, outros vão-se contentando (ainda) com destaques em alguns dos melhores campeonatos do Mundo, e há também quem já tenha dado o salto da América do Sul para o Real Madrid.
Apesar de terem idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, já estão avaliados em largos milhões de euros, outro sintoma de qualidade a dar com um pau e de que já não é bem de promessas que se tratam. Haland, Fati, Camavinga, Kulusevski, Reinier, Ihattaren, Martinelli e Rayan Cherki são alguns dos vários jovens que começam a ganhar relevância no panorama internacional e, mais do que isso, nos bastidores dos colossos, que não olham a milhões para garantirem os craques. Em Barcelona, até há quem já veja um possível herdeiro de Messi.
Eduardo Camavinga, 17 anos
Médio francês no Rennes
35 milhões de euros
Nasceu em Angola, mudou-se cedo para França e foi lá que despertou a atenção dos tubarões. Eduardo Camavinga só fez 17 anos em novembro, mas antes disso era titular no meio-campo do Rennes, o atual terceiro classificado da Ligue 1. Já faz parte da seleção francesa de sub-21 e não deve faltar muito para ser chamado por Deschamps.
Dejan Kulusevski, 19 anos
Avançado sueco no Parma
25 milhões
Iniciou esta temporada praticamente como um desconhecido - desde julho, o valor de mercado passou de um milhão para 25 milhões... -, mas meio ano chegou para se tornar uma das grandes revelações do futebol europeu. É o craque do Parma e a Juventus já o garantiu para a próxima época. Kulusevski também já é internacional A pela Suécia.
Ansu Fati, 17 anos
Avançado espanhol no Barcelona
40 milhões
Numa altura em que o Barcelona parece ter descuidado a La Masia, Ansu Fati é a luz ao fundo do túnel para os "canteranos". Nativo da Guiné-Bissau, o extremo estreou-se com 16 anos e desde então passou a integrar de vez o plantel principal do Barça, ao qual não faltam estrelas para o setor atacante. A Fati até já lhe vaticinam o trono de Messi.
Erling Haland, 19 anos
Avançado norueguês no B. Dortmund
45 milhões
O prodígio norueguês, que até nasceu em Inglaterra, é um dos destaques desta época. No RB Salzburg, marcou 28 golos em 22 jogos, tornou-se o mais novo a conseguir um hat-trick na Liga dos Campeões e deu o salto. Na estreia no Borussia Dortmund, em meia hora marcou três golos. E 45 milhões de euros já parece pouco para tanto talento.
Martinelli, 18 anos
Avançado brasileiro no Arsenal
18 milhões
O Arsenal descobriu Martinelli na 4.ª Divisão brasileira, onde dava nas vistas pelo Ituano, e assegurou a contratação do avançado, mal sabendo que uns meses depois ele já seria uma das figuras da equipa. Martinelli tem sido titular e já quebra recordes: é o primeiro sub-18 dos "gunners" que marca dez ou mais golos na mesma época nos últimos 20 anos.
Mohammed Ihattaren, 17 anos
Médio holandês no PSV
22 milhões
É a grande promessa do futebol holandês para os próximos anos que ainda joga no país de origem. Aos 17 anos, Mohammed Ihattaren já é indiscutível no PSV e, claro, está apontado aos colossos do futebol europeu. O esquerdino tem nove golos nesta temporada e quem o quiser levar da Holanda terá que desembolsar um balúrdio.
Reinier, 18 anos
Avançado brasileiro no Real Madrid
30 milhões
Só precisou de 15 jogos na equipa principal do Flamengo para convencer o Real Madrid a avançar para a sua contratação. Reinier foi aposta de Jorge Jesus no campeão brasileiro ainda com 17 anos, a tempo de ser decisivo na conquista do título e da Taça dos Libertadores. Em 15 jogos, marcou seis golos, o suficiente para render 30 milhões de euros.
Rayan Cherki, 18 anos
Médio francês no Lyon
8 milhões
O Lyon continua a produzir talentos que nunca mais acabam e Rayan Cherki é o mais recente da lista. Com 16 anos feitos em agosto último, o médio, que se estreou em outubro a nível profissional, tem ganho espaço na equipa principal. Já foi duas vezes titular e no último jogo marcou dois golos decisivos para o Lyon seguir em frente na Taça.