É domingo de clássico no Estádio do Dragão. O F. C. Porto defronta o Benfica às 20.30 horas, em jogo determinante para a luta pelo título.
Corpo do artigo
Onze do F. C. Porto: Diogo Costa; Nehuén Pérez, Eustáquio e Marcano; João Mário, Alan Varela, Fábio Vieira e Francisco Moura; Rodrigo Mora, Samu e Pepê;
Onze do Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Carreras; Aursnes, Florentino e Kokçu; Di María, Pavlidis e Akturkoglu
A 20 minutos do início do clássico, o Estádio do Dragão já está praticamente cheio. O ambiente começa a aquecer. Em clara maioria, os portistas vão-se fazendo ouvir.
Em caso de vitória ou empate, o Benfica isola-se no comando da Liga, à condição, ficando à espera do que o Sporting fará na segunda-feira, frente ao Braga.
Diogo Costa e Trubin já aquecem no Dragão. O guarda-redes do F. C. Porto foi muito aplaudido no momento da entrada no relvado, ao contrário do guardião benfiquista, que ouviu muitos assobios.
Encontro deste domingo é o penúltimo clássico do campeonato. Depois deste F. C. Porto-Benfica fica a faltar a receção das águias ao Sporting na penúltimo jornada da Liga.
As comitivas de F. C. Porto e Benfica já estão no palco do clássico. Centenas de adeptos aguardavam pela chegada dos autocarros na entrada para a garagem do Estádio do Dragão.
Recorde-se que o Estádio do Dragão registará lotação esgotada. Entre os 50 mil adeptos estarão cerca de 2500 benfiquistas.
Os dois últimos duelos entre dragões e águias terminaram com resultados desnivelados e derrotas pesadas para os dois lados. Já esta época, o Benfica venceu 4-1, na Luz, enquanto o F. C. Porto goleou (5-0) na 24.ª jornada do campeonato 2023/24.
Para além do título, está também em jogo o apuramento para a próxima Liga dos Campeões e os milhões da Champions, já que o segundo lugar no campeonato permite disputar as pré-eliminatórias de acesso à fase final da Champions.
F. C. Porto vai entrar em campo a nove pontos do Benfica e do Sporting, pelo que outro resultado que não a vitória hipoteca praticamente todas as (poucas) esperanças dos dragões em chegar ao primeiro lugar.