A judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquistou, este sábado, a medalha de bronze na categoria -78 kg do Grand Slam de Telavive, ao bater a israelita Inbar Lanir por ippon.
Corpo do artigo
A portuguesa, 19.ª do ranking da categoria, superiorizou-se ao cabo de apenas 19 segundos de combate ante uma adversária melhor colocada na hierarquia, com o sexto posto, dando a primeira medalha a Portugal neste Grand Slam.
A judoca olímpica, de 23 anos, começou por bater a alemã Anna-Maria Wagner, número dois mundial e campeã do mundo em 2021, nos -78 kg, segurando um waza ari pontuado ainda na primeira metade do embate perante uma rival mais experiente.
Nos quartos de final, um ippon favoreceu a japonesa Mami Umeki (14.º), colocando-a na primeira ronda de repescagem, em que bateu a polaca Beata Pacut (9.ª) no ponto de ouro.
Perto do pódio ficou Rochele Nunes, em +78 kg, ao perder no combate pelo bronze com a neerlandesa Karen Stevenson, 70.ª do ranking da categoria após mudar de peso, já 'conhecida' por ter sido bronze no último Grand Prix de Portugal.
A acumulação de shidos (advertências) acabou por eliminar a lutadora portuguesa, que antes tinha batido Sydnee Andrews, da Nova Zelândia, e Yuli Mishiner, de Israel, a caminho de perder com a turca Kayra Sayit, nas meias-finais, perdendo com a campeã da Europa de 2021. Na luta pelo bronze acabou derrotada por Stevenson, fechando no quinto lugar final.
Nos -100 kg masculinos, o bronze de Tóquio2020 Jorge Fonseca fechou o dia no sétimo lugar.
A participação portuguesa foi hoje 'coroada' pelo bronze de Patrícia Sampaio e o quinto lugar de Rochele Nunes, a que se somam, nos dias anteriores, outro quinto posto, de João Fernando (-81 kg), como outro resultado de destaque, tendo vários atletas perdido logo à primeira no Grand Slam israelita.