Norte-americano terá a consagração em Madrid e vai festejar a maior vitória da carreira. João Almeida seguro no nono lugar.
Corpo do artigo
O neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious) venceu a 20.ª etapa da Volta a Espanha, num dia em que o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) segurou a vantagem para os mais diretos perseguidores na geral. O norte-americano, habituado a trabalhar para a equipa em provas como o Tour ou o Giro, prepara-se para conseguir no domingo, em Madrid, o primeiro grande triunfo da carreira.
Poels chegou ao fim dos 207,8 quilómetros entre Manzanares El Real e Guadarrama em 04:49.29 horas, batendo em cima da meta o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quickstep), segundo, e o espanhol Pelayo Sánchez (Burgos), que foi terceiro. O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), vencedor da 15.ª etapa, foi sexto na tirada, a 26 segundos do neerlandês.
Como se esperava, não houve ataques dos companheiros de equipa, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, e Kuss passou pelas várias montanhas de terceira categoria da etapa sem dificuldades, mantendo os 17 segundos de avanço sobre o dinamarquês e o 1.08 minutos sobre o esloveno. O pódio final será todo da Jumbo-Visma, algo inédito numa edição da Vuelta e que também nunca aconteceu no Giro ou no Tour.
Quanto a João Almeida (UAE Emirates), geriu o esforço e manteve-se por perto dos principais nomes da geral, sem pôr em perigo o nono lugar com que vai terminar esta Volta a Espanha. No domingo, a 21.ª e derradeira etapa vai ligar o Hipódromo de la Zarzuela à Paisaje de la Luz, em Madrid, num percurso de 101,5 quilómetros de consagração para Sepp Kuss.