Portugal entrou a vencer, a Suíça, por 3-1, no Campeonato da Europa de hóquei em patins, que até ao dia 15 de Setembro decorre no Pavilhão da Rota dos Móveis, em Paredes.
Corpo do artigo
Um golo madrugador de Reinaldo Ventura trouxe ânimo à equipa lusa, que encontrou pela frente uma seleção da Suíça organizada e determinada em complicar as contas portuguesas.
A vencer por 1-0 desde o primeiro minuto de jogo, a seleção portuguesa apresentou-se muito rápida, a encontrar, no entanto, pela frente uma Suíça determinada em anular o favoritismo português.
Com a defesa muito organizada e eficaz, a equipa suíça não deixou que os lances de ataque de Portugal progredissem, o que se traduziu em algum nervosismo para a formação lusa, e que acabou por se refletir também no início do segundo tempo.
Depois do descanso, Portugal tentou aproveitar os lances rápidos para surpreender o adversário, mas a atenção suíça continuava a ser fundamental para não deixar Portugal aumentar a vantagem.
Mesmo assim, Gonçalo Suíssas, aos 23 minutos, aproveitou um remate de Reinaldo Ventura e, de frente para a baliza, desviou para o golo, não dando qualquer hipótese para o guarda-redes suíço.
Três minutos depois, Valerian Daniken reduziu a desvantagem da Suíça, mas Jorge Silva, aos 32, repôs os dois golos de diferença, ao apontar um livre direto.
Portugal, Espanha e Itália terminam assim o primeiro dia de prova no primeiro lugar, todos com três pontos.
Na segunda-feira, Portugal volta a entrar em ação, às 22:30, desta feita frente à França.